Qua - 17/10
32º 22º 21:43
Guaíra - SP

Agentes e produtores são capacitados em “Chamamentos Públicos para agricultura familiar”

O intento é facilitar a compra de gêneros agrícolas da região para compor o cardápio da merenda escolar

Cidade
Guaíra, 23 de junho de 2018 - 15h57

 

 

 

 

 

No dia 20 de junho, agentes públicos dos setores de Compras e Alimentação Escolar além de pequenos produtores rurais participaram, no auditório da Diretoria Municipal de Educação, de uma qualificação acerca dos Chamamentos Públicos – modalidade de licitação, utilizado para a aquisição de gêneros alimentícios de pequenos produtores, por parte dos órgãos públicos, especialmente as Prefeituras.

O colóquio reuniu representantes de 10 municípios da região e foi uma iniciativa da CRSANS – Barretos, Comissão Regional de Segurança Alimentar, tendo como parceiros o CONSEA/SP, Conselho Estadual de Segurança Alimentar Sustentável de São Paulo, CATI, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, CODEAGRO, Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios, e o CODEVAR, Consórcio de Desenvolvimento do Vale do Rio Grande, com apoio da Prefeitura Municipal de Guaíra.

Participaram os municípios: Barretos, Olímpia, Guariba, Guaraci, Morro Agudo, Ribeirão Preto, Severínia, Pitangueiras, Guaíra e Embaúba.

Na programação foram apresentadas as formas de realizar consultas aos editais, estatísticas de preços, procedimentos para criação de editais e informações sobre o Mapa da Agricultura familiar.

A capacitação foi aplicada ainda para nutricionistas, agentes públicos responsáveis por departamentos de compras nos municípios, departamentos tributários e financeiros, secretários de governo e chefes de executivo.

Para chefe da Central de Alimentação de Guaíra, Cinira Penasforte, o curso foi altamente positivo, “orientando os agentes públicos e produtores, sob a luz da legalidade, como montar processos licitatórios, habilitação de candidatos entre outros processos burocráticos componentes das compras públicas.”

Ainda de acordo com Cinira, a finalidade é dar cada vez mais transparência sobre as compras realizadas, e poder contribuir com os municípios da região.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos