Agricultura familiar avança e fornece produtos para merenda escolar de Guaíra

Os pequenos produtores têm o fruto do seu trabalho fazendo parte das 24.000 refeições servidas por dia para estudantes

Agro
Guaíra, 14 de janeiro de 2018 - 08h24

Em 2017, a atual gestão adquiriu dos pequenos produtores rurais do município, R$172.019,46 em alimentos usados na preparação da merenda escolar da rede de ensino municipal e estadual.

Com vasta gama de produtos, incluindo leite, os pequenos produtores de Guaíra têm o fruto do seu trabalho fazendo parte das 24.000 refeições servidas por dia; uma alimentação balanceada e muito bem produzida pela Secretaria Municipal de Educação na sede da Central de Alimentação.

Outro grande avanço para agricultores familiares locais foi a contratação de uma instituição guairense para recrutar os interessados neste fornecimento. A Apleg – Associação dos Pequenos Produtores de Leite de Guaíra –, que começou a fornecer apenas leite, foi orientada, através de uma parceria da Secretaria Municipal de Agricultura e Sebrae, a incluir em seus associados, produtores de hortifrúti. Assim, em um processo regular de compras públicas, passou a fornecer os vegetais; procedimento que hoje favorece 50 agricultores familiares. “A tendência e a intenção da Prefeitura é aumentar esta lista”, afirma o prefeito José Eduardo.

Apoio à produção

Além de facilitar a comercialização, a Secretaria de Agricultura executou dezenas de ações de incentivo à produção, pensando na sustentabilidade, ambiental e social.

‘Ir e vir do campo de cultivo e escoar a produção são ações cruciais da atividade rural. Uma importante obra nesse sentido foram os 6,11 km de recuperação da estrada da Mata. Benfeitoria no valor de quase R$ 800 mil que se somou aos serviços de manutenção preventiva e corretiva em mais de 250 km de estradas rurais de terra imprescindíveis para os agricultores”, afirma o secretário Rafael Granner Lelis.

Mantendo o incentivo à bacia leiteira, o município realizou, com sucesso, o 39º Torneio Leiteiro em 2017, com a participação esmagadora de pequenos agropecuaristas. No ano passado ainda foram realizados dezenas de cursos e capacitações promovidos pela prefeitura, intermediados pela Secretaria e parceiros: Sindicato Rural de Guaíra, Codasp, Secretaria de Estado da Agricultura, Sebrae e Senar.

Com foco no respaldo ao produtor rural, a pasta providenciou, gratuitamente, para as propriedades de até 88 hectares (36,36 alqueires) a formulação do CAR – Cadastro Ambiental Rural – procedimento obrigatório para todos detentores de glebas rurais.

“A geração de emprego e renda do nosso município vem do campo, então o incentivo ao pequeno agricultor é premissa imperiosa da nossa administração. Foram várias obras e ações que favoreceram o incremento da atividade agropecuária para os pequenos no primeiro ano de nossa gestão e nosso intuito é sempre impulsionar esses produtores”, atesta o prefeito.


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Agro
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente