Dom - 22/07
29º 15º 23:14
Guaíra - SP

Alckmin anuncia mais de 3,7 mil bolsas para universitários do programa Escola da Família

Agora
Guaíra, 7 de Março de 2017 - 08h16

Jovens selecionados devem atuar aos fins de semana em uma das 2,3 mil unidades do Estado; inscrições vão até 15 de março

O governador Geraldo Alckmin anunciou no último sábado, 4, a primeira chamada de 2017 do Bolsa Universidade. São 3.771 vagas para universitários de diferentes áreas, incluindo saúde, cultura, esporte e trabalho. Em contrapartida, os selecionados devem atuar aos fins de semana (sábado ou domingo) em uma das 2,3 mil unidades da Escola da Família.

“Estamos abrindo inscrições para alunos universitários de qualquer curso se candidatarem às 3.771 do programa Escola da Família. Aqueles que forem selecionados, terão metade do curso pago até R$ 500 e a faculdade abre mão do valor restante. O aluno não paga absolutamente nada. Ele faz a faculdade de forma gratuita e retribui à sociedade sendo educador universitário, sábado ou domingo”, explicou Alckmin.

O cadastro para os interessados deve ser feito entre 6 e 15 de março no site www.escoladafamilia.fde.sp.gov.br. De acordo com as regras, a Secretaria custeia 50% do valor da mensalidade do curso até o limite de R$ 500,00. O restante é assumido pelas instituições de ensino superior parceiras. A proposta é que os universitários participem de ações para um público variado (crianças, adolescentes, adultos e idosos) e também auxiliem o trabalho dos voluntários nas oficinas. Todos são supervisionados de perto pelos professores e coordenadores das unidades.

Para concorrer a uma das vagas do Bolsa Universidade, o candidato deve estar regularmente matriculado em um curso de graduação em instituição privada de ensino superior conveniada à Secretaria; não ser beneficiário de outra bolsa de estudos ou financiamento; e ter disponibilidade para cumprir a carga de 8 horas.

Além da inscrição online, é preciso apresentar na Diretoria de Ensino os documentos exigidos no regulamento. Os alunos classificados serão encaminhados a uma escola estadual de acordo com a pontuação, a quantidade de vagas disponíveis no curso de graduação e o número de vagas por regional. A lista de espera tem validade de 12 meses.

 Aumenta a participação no Escola da Família

“Hoje nós temos 2,3 mil escolas com o programa Escola da Família, 595 municípios do Estado de São Paulo contemplados, quase o estado inteiro, temos 6.800 educadores bolsistas e 11 mil voluntários. A escola abre de sábado, domingo e feriado com atividades de lazer, esporte, cultura, padaria artesanal, teatro. Cada escola vai criando o seu trabalho próprio e isso também aproxima os pais. Só o fato de os pais perguntarem para o seu filho como ele foi na escola, como foram as avaliações, já tem um efeito extraordinário”, comentou o governador.

O número de atividades desenvolvidas e de participantes registrados vêm aumentando ano a ano. Em 2014 foram 1.877.965 atividades com 31.712.269 participações. No ano passado, foram 2.418.137 ações e 44.928.346 visitantes. Um crescimento de 28,7% e 41,6%, respectivamente.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Agora
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos