Seg - 23/04
27º 18º 00:33
Guaíra - SP

Aulas de Pilates da Academia Água Viva é a mais recomendada para o tratamento de Escoliose

Geral
Guaíra, 10 de julho de 2016 - 08h02

A atividade tem a capacidade de organização da coluna vertebral, além de oferecer fortalecimento, alongamento e equilíbrio corporal

Ombro esquerdo mais elevado que o direito e protação das escápulas.

Ombro esquerdo mais elevado que o direito e protação das escápulas.

 

Melhora do alinhamento das escápulas, dos ombros, da caixa torácica e abdômen

Melhora do alinhamento das escápulas, dos ombros, da caixa torácica e abdômen

 

O método Pilates tem sido a prática mais indicada pelos médicos no tratamento da escoliose, de acordo com a fisioterapeuta e instrutora de Pilates da Academia Água Viva, Tatiane Chagas Tenheri (CREFITO 345434 F).

A escoliose é um problema que vem afetando cada vez mais jovens. A deformidade na curva da coluna vertebral pode se manifestar ainda na infância, na adolescência, ou começar mesmo na idade adulta. As causas são variadas e evoluem em diversos graus. O portador da patologia pode apresentar um ombro mais alto do que o outro, um lado da caixa torácica maior, o quadril é mais proeminente que o outro, a cintura pode parecer desigual, o corpo se inclina de lado e a perna ainda pode parecer menor do que a outra.

O Pilates tem a capacidade de organização da coluna vertebral, além de oferecer fortalecimento, alongamento e equilíbrio corporal, proporcionando melhor alinhamento, reduzindo as tensões musculares e as compressões discais, devido à flexibilidade que vai sendo adquirida pelo corpo, gerando alívio e prevenindo o agravamento da doença.

A atividade trabalha o corpo de uma forma global, enfatizando os princípios básicos, dentre eles: respiração, posicionamento da pelve, posicionamento da caixa torácica, movimentação e estabilização da cintura escapular e posicionamento da cabeça e coluna cervical. O método torna o indivíduo consciente em relação ao seu corpo, desse modo, fica muito fácil manter uma postura mais adequada no dia a dia.

“O aluno Tarcísio Sanches Azevedo, 11 anos, apresenta a escoliose idiopática, cujo desvio da coluna ‘Escoliose em C’ – o ombro esquerdo mais elevado que o direito e protação escapular. Com a prática do Pilates, em apenas 10 sessões constatou-se uma melhora do alinhamento das escápulas e dos ombros em relação à caixa torácica e abdômen’’, relata Tatiane.

“O Pilates pode oferecer grandes benefícios para os portadores da escoliose, desde que a real causa e o grau dos desvios posturais sejam respeitados. A prática deve ser executada por um profissional habilitado para prover resultados benéficos ao aluno/paciente. Saiba mais. Entre em contato conosco: (17) 3331-4784”, conclui a profissional.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Geral
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos