Sex - 22/06
27º 15º 21:22
Guaíra - SP

Campanha de vacinação contra gripe é prorrogada por mais duas semanas

Vigilância alerta para o grupo prioritário das crianças, que até agora chegou somente a 1.045 pacientes, apenas 50,48% da meta

Geral
Guaíra, 2 de junho de 2018 - 07h33

 

 

 

 

 

 

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo decidiu prorrogar a campanha de vacinação contra a gripe por mais duas semanas e o município de Guaíra acatou à decisão. A finalidade é garantir que as pessoas ainda não imunizadas possam receber as doses, pois, a paralisação dos caminhoneiros pode ter gerado eventuais dificuldades de deslocamento da população aos postos.

Até o dia 15 de junho, as doses continuam disponíveis na rede pública de saúde, seguindo a meta da campanha de vacinar 8.245 mil pessoas contra o vírus Influenza, sendo 90% do público-alvo: crianças entre 6 meses e menores de 5 anos de idade, gestantes, idosos, e puérperas.

O percentual atingido na cidade, até o dia 30 de maio, chegou a 75,89%, com alerta para o grupo prioritário das crianças, que até agora chegou somente a 1.045 pacientes dos 2.070 da meta, perfazendo apenas 50,48%. Já o grupo prioritário com maior cobertura é o dos idosos, com 88,70% imunizados.

A Vigilância Epidemiológica está solicitando que todos os membros de grupos prioritários procurem as USFs – Unidade de Saúde da Família – mais próximas de suas referências para tomar a dose sempre levando a carteira de vacinação para que os técnicos da saúde façam a anotação e atualização de outras vacinas, quando necessário.

“Conforme o calendário de vacinação do Ministério da Saúde, nossa campanha vai até 15 de junho, com doses gratuitas disponíveis nos postos para todos os grupos do público-alvo”, afirma a enfermeira do setor, Ana Carolina Minoda. “A vacina não provoca gripe em quem tomar a dose, já que é composta apenas de fragmentos do vírus que causam a devida proteção, mas são incapazes de causar a doença”, explica.

Segundo recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde), a vacina de 2018 previne a população alvo contra o vírus Influenza dos tipos A (H1N1), A (H3N2) e B. A vacina é produzida pelo Instituto Butantan, unidade vinculada à Secretaria, que neste ano disponibilizou 60 milhões de doses ao Ministério da Saúde para a realização da campanha em todo o Brasil.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Geral
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos