Seg - 17/12
32º 22º 06:11
Guaíra - SP

Carreta do Pio XII inicia campanha de exames preventivos nesta semana

Agendamento dos pacientes pode ser feito a partir de quinta-feira (23) nas Unidades de Saúde da Família

Cidade
Guaíra, -

 

 

 

 

 

A Unidade Móvel da Fundação Pio XII do Hospital de Amor de Barretos estará em Guaíra a partir de outubro, para realizar exames gratuitos de prevenção ao Câncer. Serão quatro tipos de testes que a população poderá fazer:  mamografia, papanicolau (destinados às mulheres), colorretal e de boca.

Porém, os cadastros já se iniciam nesta semana, a partir de quinta-feira (23), com agendamentos nas Unidades de Saúde da Família onde o paciente é atendido. Basta levar cópias do CPF e RG, além de comprovante de residência e o Cartão Nacional do SUS (Sistema Único de Saúde).

O Exame de mamografia será feito em mulheres da faixa etária de 40 a 50 anos, que precisam realizar anualmente; e de 51 a 69 anos – necessário a cada dois anos. Já o Papanicolau, para mulheres de 25 aos 64 anos, que já iniciaram a vida sexual.

O exame de colorretal é destinado a qualquer pessoa de 50 aos 65 anos (que não tenha realizado a colonoscopia e/ou retossigmoidoscopia nos últimos 5 anos). Já o exame de Boca, os  cidadãos a partir dos 40, que fumam e/ou consomem bebidas alcoólicas ou que tenham abandonado esse hábito em até 10 anos.

De acordo com o prefeito José Eduardo Coscrato Lelis, a conscientização das pessoas é importante e os exames são essenciais. “Além de prevenir, eles oferecem maiores chances de cura para a doença quando diagnosticada precocemente”, frisa.

A carreta passará por cada USF do município. Confira datas e locais de cada unidade:

 


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos