Sex - 17/08
28º 16º 08:34
Guaíra - SP

Cemitério amplia prazo para detentores indicarem posse de sepulturas abandonadas

Geral
Guaíra, 29 de julho de 2017 - 09h43

De janeiro a junho deste ano ocorreram 142 óbitos em Guaíra, no entanto, somente 27 jazigos foram vendidos no mesmo período

A prefeitura iniciou em março o estudo de túmulos em situação de abandono e realizará agora a identificação dessas sepulturas com uma placa com os dizeres: “Área a Ser Reintegrada pelo Município”.

Depois da marcação das covas, os prováveis detentores terão mais um mês de prazo para procurar o escritório do Cemitério e comprovar a posse.

“A sondagem está marcando os túmulos sem identificação por nome, família ou número de referência. Um verdadeiro recadastramento das tumbas”, explica o governo.

“Importante destacar que na reintegração, a prefeitura está dando toda publicidade, transparência e prazo para que as prováveis famílias apresentem documentação de propriedade das sepulturas. Após esse processo, caso não haja reclamantes, os terrenos retornarão para o município e serão reaproveitados para a construção de novos jazigos”, completa a gestão.

O problema de falta de espaço no cemitério é crônico e vem atravessando as administrações (veja quadros). Em seis meses, de janeiro a junho deste ano, ocorreram 142 óbitos em Guaíra, no entanto, somente 27 jazigos foram vendidos no mesmo período.

“Os demais enterros ocorreram em mausoléus que as famílias já possuíam. Se não fosse assim todo espaço da necrópole de Guaíra já teria sido consumido”, destaca o Executivo.

AMPLIAÇÃO

A administração também está tentando ampliar a área do Cemitério Otávio Reis da Costa. O projeto é mudar o muro da Rua 10 – local esse que dá acesso ao Anel Viário Júlio Robim próximo ao Distrito Industrial do Bairro Vivendas do Bom Jardim, mas será necessária desapropriação da área territorial. No entanto, o Poder Público já iniciou negociação com o proprietário.

 

Sepultamentos Janeiro a Junho de 2017
Mês Total
Janeiro 24
Fevereiro 22
Março 26
Abril 22
Maio 23
Junho 25
Total      142

 

 

Sepulturas abertas e vendidas Janeiro a Junho 2017
Abertura de Sepulturas                   118
Carneiras Vendidas                    25
Jazigos de 4 gavetas vendidos                     2

 

 


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Geral
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos