Ter - 23/10
31º 20º 18:50
Guaíra - SP

CIEE faz parceria com ACIG para beneficiar estudantes e empresas guairenses

Geral
Guaíra, 9 de julho de 2016 - 08h00

O convênio concede descontos na contribuição devida ao CIEE para todos os associados da ACIG. Para a empresa, o maior benefício é a redução dos custos. Já os estagiários recebem, além do salário estabelecido com o empresário, seguro de vida e descanso de 30 dias

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) firmou convênio com a Associação Comercial e Industrial de Guaíra (ACIG) para unir os jovens estudantes, que precisam entrar no mercado de trabalho, às empresas guairenses. A parceria foi concretizada em um coquetel, no último dia 28 de junho.

Para Vivian Alineri, representante do CIEE, os benefícios virão para ambas as partes. “A maior intenção dessa parceria é trazer conhecimento para o empresário da cidade e para os jovens. Temos parceiros de longa data no município, mas as vezes temos dificuldade em encontrar estagiários para as vagas”, declarou em entrevista ao Jornal O Guaíra.

Com o convênio firmado com a ACIG, as lojas associadas receberão benefícios quando contratarem estudantes cadastrados pelo Centro. “A parceria consiste em descontos para o associado na contribuição devida ao CIEE. Para a empresa, o maior benefício é redução dos custos pois não há vínculo empregatício e o empresário define a remuneração durante a entrevista. Fazemos um contrato sem multa rescisória, não há registro, não há 13º ou fundo de garantia. Em contrapartida, a firma irá receber um jovem que está se qualificando e totalmente atualizado”, completa.

Vivian garante que o jovem será muito bem assistido. “O estagiário terá a oportunidade de entrar no mercado de trabalho. A carga horaria é reduzida, ele terá um seguro de vida contra morte e invalidez (apólice de até R$15 mil) e contra pequenos acidentes (CIEE reembolsa até R$ 600 em nota de gasto médico/hospitalar), além de receber um descanso remunerado de 30 dias após um ano de trabalho. Ainda ressaltamos a experiência que ele terá, aliando a teoria com a prática”, destaca.

A ACIG já está recebendo o cadastro dos jovens em sua sede, localizada na Rua 12 nº 533. “Eles podem se cadastrar na Associação, munidos de RG e CPF. Não pode ser responsável, não precisam vir acompanhados e assim que estiverem cadastrados, entram em um banco de dados. De acordo com o perfil da vaga que temos, indicamos e marcamos para a entrevista”, explica a representante do CIEE.

“Os alunos que se cadastrarem terão acesso aos mais de 50 cursos online oferecidos gratuitamente em nosso site, que são aceitos pela maioria das universidades como atividades complementares”, conclui Vivian.

De acordo com o presidente da ACIG, são diversas as vantagens aos empresários do comércio local. “É cada vez mais comum os empresários apostarem nos programas de estágio e Aprendiz Legal, do CIEE. As empresas que mantém um programa efetivo percebem mudanças positivas nos setores que abrigam estagiários, pois o estágio, entre várias vantagens, é um eficiente sistema de recrutamento e seleção de novos profissionais”, destaca Adriano Reis.

Já o programa Aprendiz Legal, é uma parceria entre o CIEE e a Fundação Roberto Marinho (FRM), voltada para a capacitação profissional de jovens com faixa etária a partir de 16 anos.

O objetivo principal é auxiliar as empresas no cumprimento da Lei 10.097/2000, conhecida como a Lei da Aprendizagem, que facilita empresas a contratarem jovens de 16 pra frente que estejam estudando, sem experiência profissional, para capacitação prática e teórica, cumprindo cotas que variam de 5% a 15% donúmero de funcionários efetivos qualificados.

“Os programas são hoje, duas ferramentas que ajudam a força jovem do país, cheia de vontade para crescer, e trazem ganhos mensuráveis à empresa, não só na imagem que ela passa à sociedade, mas também nos recursos humanos cada vez mais adequados”, conclui Adriano.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Geral
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos