Qua - 19/12
32º 22º 03:39
Guaíra - SP

Clínica Mortari Odontologia realiza campanha de prevenção contra câncer de boca

Foram feitos exames de prevenção sem custo para toda a população presente

Cidade
Guaíra, -

No último dia 12 de maio, ocorreu o 1º Sábado de Prevenção Contra o Câncer de Boca na clínica Mortari Odontologia, através dos profissionais Dr. Gabriel Mortari e Dr. Claudeci Mortari, que atuam na área odontológica na rede particular da cidade.

Foram realizados exames de prevenção sem custo para toda a população. “O intuito da campanha foi de ressaltar a importância dos cuidados para qualquer problema de saúde, seja ele bucal ou sistêmico; no caso do câncer de boca, aumentar as chances de cura”, ressaltou Dr. Gabriel.

“Sempre ouvimos que a prevenção é importante para tudo na vida. Para a saúde, então, nem se fala. O procedimento nos ajuda a descobrir o quanto antes problemas que, se não forem tratados logo, trazem complicações bem chatinhas de lidar. Muita gente até evita de descobrir o que tem com medo de ser um problema grave de saúde, como o câncer de boca”, completou o profissional.

A clínica destaca a necessidade da descoberta precoce. “Não deixe para procurar o especialista só quando notar os sintomas mais fortes. Quando o câncer de boca é diagnosticado nos estágios de lesões que precedem a doença, muitas vezes a cirurgia para sua remoção é tão simples quanto a remoção de uma pinta pelo dermatologista”, acrescentou.

Segundo Mortari, quanto mais tarde, maior o risco de uma cirurgia complicada, e muitas vezes a radioterapia e quimioterapia são incapazes de reduzir o tumor para ser removido sem comprometer as estruturas vitais do paciente. “No momento em que estes quadros são acompanhados por profissionais, uma biópsia pode esclarecer o caso bem antes de se tornar fatal ou causar sequelas”, informou.

O câncer de boca são tumores malignos que acometem a boca e parte da garganta. Pode se desenvolver nos lábios, língua, céu da boca, gengiva, amígdala, glândulas salivares e assoalho bucal (região abaixo da língua). O fumo e o álcool são os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer da boca. Pessoas que fumam e consomem bebidas alcoólicas excessivamente têm maior risco de desenvolver a doença. “O risco aumenta quanto maior for o número de cigarros e de doses de bebidas consumidos. Alguns dos principais fatores de risco são a falta de higiene bucal e a alimentação pobre em vitaminas e minerais, principalmente em vitamina C. A exposição excessiva ao sol também aumenta o risco de desenvolvimento do câncer do lábio”, explicou o Dr. Claudeci.

Muitas pessoas pensam que o câncer de boca sempre causa dor na região. De acordo com o especialista, em seus estágios iniciais, o paciente não necessariamente vai sentir esse alerta. Por este motivo se faz ainda mais necessária a avaliação de um profissional. “A dor ocorre quando as células tumorais começam invadir os nervos ou áreas suficientes para gerar inflamação em excesso que possa levar ao quadro álgico (da dor)”, relembrou o dentista.

“Nunca subestime qualquer ferida na cavidade bucal. O autoexame ajuda a descobrir essas lesões no ambiente e sua realização se torna extremamente importante para descobrir a doença o quanto antes. Não deixe de fazer o seu regularmente e manter sua boca saudável”, orientou.

Para ambos os profissionais, é de suma importância que as clínicas se alertem para esse tipo de prevenção. “Muitas vezes estamos condicionados a olhar apenas os ‘dentes’ que precisam de tratamento; e esquecemos do ponto crucial, que o dente faz parte de um organismo e que esse organismo é um ser humano. Temos que olhar amplamente para nossos pacientes e enfatizar que cirurgiões dentistas tratam dentes e acima de tudo tratam da saúde das pessoas. Se cada um fizer sua parte, com certeza vamos conseguir mudar as estatísticas do câncer de boca”, finalizou Dr. Gabriel.

 


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos