Seg - 24/09
35º 19º 08:36
Guaíra - SP

Cobrança flexível no consumo de energia deveria valer para todos

Agora
Guaíra, 27 de outubro de 2017 - 09h30

Para professor, tarifa branca opcional só beneficia quem já está adaptado a consumir fora do horário de ponta

A partir de janeiro de 2018, o consumir poderá decidir se adere ou não à tarifa branca na conta de luz. Isso quer dizer que as pessoas poderão escolher se querem ter um valor diferente a ser cobrado no consumo de energia elétrica, de acordo com a faixa de horário do dia.

Atualmente, o modelo adotado é pelo preço médio do kilowatt. Entretanto, na nova forma, que já está sendo utilizada pela indústria, a tarifa varia em relação ao horário de pico: o preço fica mais alto quando o consumo está dentro desse período e mais baixo quando fora dele.

Na análise do professor Dorel Soares Ramos, da Escola Politécnica (Poli) da USP, a proposta da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é bem-vinda no conceito, pois esse é um modo de incentivar a população a adequar o consumo para não sobrecarregar o sistema de produção de energia.

Na prática, como é o consumidor quem vai decidir se adere ou não à tarifa branca, quem já tem o perfil de consumo fora do horário de ponta vai se beneficiar com uma redução da conta. Para compensar o desconto, a cobrança de energia ficará mais cara nos horários de maior demanda pelo consumo, prejudicando quem não adere à cobrança flexível.

Dicas que podem ajudar a diminuir a conta de luz

Ar-condicionado:  Regular o termostato e deixar a temperatura entre 23 e 25 graus.

TV: Sempre programar o aparelho para desligar. O aparelho responde por até 15% do consumo residencial.

Lâmpadas: Usar equipamentos de LED na cozinha, áreas de serviço e banheiros é quase obrigação, pois são as luzes que ficam acesas por até 4 horas seguidas por dia.

Computador:  Se a pausa entre o uso for superior a uma hora, o ideal é desligar o equipamento. Se puder, opte por laptops, que costumam ser mais econômicos.

Carregador de celular: Sempre retirar da tomada após o telefone ter seu ciclo de carregamento completo.

Aparelhos eficientes:  Eletrodomésticos antigos devem ser substituídos por aparelhos mais novos e com selo Procel. Estude o manual para maximizar o uso e minimizar o gasto de energia.

Luz natural:  Ajuda a reduzir o desperdício de energia. Prefira janelas amplas e paredes claras.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Agora
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos