Seg - 16/07
29º 16º 02:03
Guaíra - SP

Denúncia leva Guarda Municipal a resgatar égua em crítico estado físico

Policial
Guaíra, 14 de Março de 2017 - 08h16

O animal não resistiu e morreu ainda no domingo (12). Segundo a veterinária responsável pelo setor de zoonoses, o caso está sendo acompanhado de perto

Neste último sábado, a Guarda Civil Municipal de Guaíra recebeu denúncia de possível maus tratos a  um equino no Bairro Reynaldo Stein, com informações de que o animal estaria tão fraco a ponto de não conseguir levantar-se mais.

O departamento de zoonoses recebeu o apoio dos guardas Roque, Fernandes e Paulo Sérgio, os primeiros a chegarem ao local.Após exames veterinários preliminares, foi acionada a Limpeza Pública, com uma pá carregadeira, para auxiliar na remoção.

Ao encontrar a proprietária da égua e de seu filhote, a mesma afirmou que já havia comprado o animal doente e que tomaria providências para o seu restabelecimento. Porém, na manhã desta segunda-feira (13), a GCM confirmou a morte do equino.

Segundo a veterinária responsável pelo setor de zoonoses, Dra. Lessiana Freitas, o caso está sendo acompanhado de perto.“Retiramos ela de um pasto a uns 300 metros da casa da tutora. Levamos a égua até o terreno ao lado de sua casa, a proprietária fez uma cobertura e lá tinha disponível água e ração, mas ela estava deitada, sem condições de alimentar-se sozinha. Neste pasto em que ela se encontrava anteriormente havia somente pasto, sem água”, disse a profissional.

“Pelo que constatamos, pode ter sido uma eclampsia. Uma desidratação pôde vir a ocorrer por ela estar deitada. A responsabilidade pelo tratamento adequado é dos tutores”, completou.

Os membros da A.A.A.G (Associação Amigos dos Animais de Guaíra) não puderam comparecer na ocasião, pois estavam realizando pedágio em prol à entidade. Entretanto, ficaram “horrorizados e mortificados com as fotos pelo o estado de debilitação da pobre égua” e se posicionaram afirmando que haveria denúncia formal na delegacia da cidade por maus tratos.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Policial
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos