Seg - 24/09
35º 19º 20:22
Guaíra - SP

Dep. de Bem Estar Animal visita Ipuã e constata bom exemplo de canil municipal

Geral
Guaíra, 15 de outubro de 2017 - 09h41

O município vizinho possui um Centro de Zoonoses bem estruturado, com atendimento de ótima qualidade aos animais errantes da cidade

Fátima (funcionária e auxiliar do Centro de Ipuã), Tayná Tazinafo (responsável pelo setor de zoonoses em Ipuã), Lessiana Freitas (coordenadora do Departamento de Meio Ambiente e Bem Estar Animal de Guaíra) e Rosane Cassiano (Madrinha da AAAG)

 

Nesta última segunda-feira (09), a coordenadora do Departamento de Meio Ambiente e Bem Estar Animal, Lessiana Freitas, ao lado de representantes da Associação Amigos dos Animais de Guaíra (AAAG), realizou visita ao Centro de Zoonoses de Ipuã para conhecer as instalações do canil da cidade.

A equipe guairense foi recepcionada pelo prefeito ipuanense, Nenê Ávila, que explicou como são os procedimentos do setor e o que o município, de apenas 14 mil habitantes, tem feito para evitar o alto número de animais errantes pelas ruas.

Logo após, a veterinária da prefeitura de Ipuã, Tayná Tazinafo, acompanhou Lessiana e a Associação até o Centro de Zoonoses, apresentando toda a estrutura do local.

O espaço, bem estruturado, abriga um canil e gatil, com setor de isolamento, sala cirúrgica, além de ser abastecido de forma muito satisfatória com medicamentos e outros gêneros necessários para a prestação de serviços com qualidade e respeito ao qual todos os animais merecem.

“A veterinária Tayná é concursada pela prefeitura, o que resulta em uma continuidade do trabalho executado, independente da mudança do Executivo. Ipuã é uma cidade de grande exemplo para este setor. Guaíra poderia se espelhar nestes métodos”, afirmam os membros da AAAG.

“Ipuã recolhe animais que estão com más condições de saúde, cuida, castra e tenta doá-los. Caso não consiga, eles retornam para as ruas. Não há um ‘depósito’ de cães e gatos. Muito pelo contrário. Eles são bem tratados, mas não podem ficar no local, pois ali é somente para tratamento”, explicam.

De acordo com a Associação, conforme explicações da veterinária ipuanense, a construção de um canil bem apropriado surgiu após exigências da justiça. “A prefeitura teve que construir e montou um espaço muito bem estruturado, com espaço suficiente para o cuidado dos bichinhos”, expõem.

A AAAG já apresentou, neste ano, ao prefeito de Guaíra, um projeto semelhante ao canil de Ipuã, mas que seria de responsabilidade da entidade, que precisaria de verba para manter o espaço e também de doações da comunidade.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Geral
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos