Sáb - 20/10
31º 19º 14:19
Guaíra - SP

Desligamento do sinal analógico de televisão começa na região de Guaíra

Emissoras de TV já podem desligar o sinal analógico e transmitir a programação digital. População precisa correr para não perder o prazo

Cidade
Guaíra, 1 de Fevereiro de 2018 - 10h00

Por decisão do GIRED, Grupo de Implantação da TV Digital, os canais de TV de Guaíra e de outras 24 cidades da região já estão autorizados a desligar o sinal analógico. O processo do desligamento será encerrado em 21 de fevereiro. Após essa data, só será possível assistir à programação da TV aberta pelo sinal digital.

“O desligamento já teve início nas 25 cidades da região e, por isso, as pessoas que ainda não migraram terão que correr contra o tempo para continuar assistindo normalmente à programação”, diz o presidente da Seja Digital, Antonio Carlos Martelletto. “Estamos preparados para atender a população e auxiliá-la da melhor maneira possível para que todos estejam preparados”, acrescenta.

“O sinal será finalizado no dia 21 de fevereiro, dando à população um pouco mais de tempo para se preparar e não ficar sem ver TV. Quem tem televisão de tubo precisa do kit com conversor e antena; quem tem TV tela fina, fabricada antes de 2010, precisa também do equipamento; e quem tem TV tela fina com conversor integrado precisa apenas da antena digital, que deve ser instalada no telhado no lado externo da casa”, explica a gerente regional do Seja Digital, Daniela Honório.

Mais 4 mil kits

A Seja Digital, entidade responsável por operacionalizar a migração do sinal de TV no Brasil, já distribuiu na cidade de Guaíra mais de 3 mil kits gratuitos da TV Digital, com antena digital e conversor com controle remoto e informou que ainda há aproximadamente 500 kits a serem entregues no município.

Famílias de menor renda atendidas pelos programas sociais do Governo Federal têm direito a retirar o kit gratuito, composto por antena digital e conversor com controle remoto. Para saber se tem direito, acesse o site www.sejadigital.com.br/kit ou ligue gratuitamente para o número 147, com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos.

A instalação é um processo simples, porém, as pessoas que forem realizá-la devem tomar cuidado. “Caso se sintam inseguras com o procedimento, nossa recomendação é que procurem um antenista. No caso dos beneficiários, eles recebem, no momento da retirada do kit gratuito, um treinamento sobre os equipamentos que estão recebendo e como instalá-los”, informa Daniela.

A busca de canais digitais também é um processo muito importante na conclusão da instalação. “Os canais não aparecem automaticamente nas TVs e as pessoas podem ter uma TV preparada, mas continuar vendo os canais analógicos. Para localizar os canais digitais basta acessar o menu da TV ou do conversor, encontrar a opção mais parecida com ‘busca de canais’ e seguir as orientações. Ao final, a TV terá encontrado todos os canais digitais disponíveis na região e exibirá a programação com imagem e som de cinema”, finaliza Honório.

 


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos