Sex - 20/07
29º 16º 13:11
Guaíra - SP

Desligamento do sinal analógico de TV ocorre no próximo dia 31

Após essa data, só será possível assistir a programação aberta pelo sinal digital; já foram distribuídos mais de 3mil kits com antena e conversor em Guaíra

Cidade
Guaíra, 10 de Janeiro de 2018 - 10h48

O desligamento do sinal analógico de TV está marcado para acontecer em menos de 1 mês, no dia 31 de janeiro, em Guaíra e 24 cidades da região de Franca. Após essa data, só será possível assistir à programação da TV aberta pelo sinal digital.

Assim, a Seja Digital, entidade responsável por operacionalizar a migração do sinal de TV no Brasil, já distribuiu na cidade mais de 3 mil kits gratuitos com antena e conversor com controle remoto, dos mais de 4 mil a serem entregues para as famílias de baixa renda atendidas pelo Governo Federal.

Cerca de 75 mil kits gratuitos, com os equipamentos que permitem que televisores antigos tenham acesso ao sinal digital, estão disponíveis para famílias de baixa renda atendidas pelo Governo Federal das 25 cidades da região de Franca. Destes, mais de 70 mil já foram retirados.

Para saber se tem direito e agendar a retirada do kit, a população deve ligar gratuitamente para o número 147 com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos ou acessar o portal sejadigital.com.br/kit.

As cidades que integram a região, de acordo com o cronograma estabelecido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações são: Aramina, Barretos, Batatais, Buritizal, Colina, Colômbia, Cristais Paulista, Franca, Guaíra, Guará, Igarapava, Ipuã, Itirapuã, Ituverava, Jaborandi, Jeriquara, Miguelópolis, Nuporanga, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Restinga, Ribeirão Corrente, Rifaina, São Joaquim da Barra e São José da Bela Vista.

É importante que todas as pessoas se preparem para o desligamento do sinal com antecedência. “Todas as TVs podem ser utilizadas para assistir os canais abertos transmitidos pelo sinal digital. Porém, a TV pode precisar de adaptações. Se o aparelho for de tubo, será necessário instalar um conversor de sinal. Se a TV for de tela fina e não tiver o conversor embutido, também precisará de um conversor de sinal. Para ter certeza se o televisor já tem o conversor embutido, consulte o manual do fabricante”, orienta Daniela Honório, gerente regional da Seja Digital.

A instalação é um processo simples, porém, as pessoas que forem realizá-la devem tomar cuidado. “Caso se sintam inseguras com o procedimento, nossa recomendação é que procurem um antenista. No caso dos beneficiários, eles recebem, no momento da retirada do kit gratuito, um treinamento sobre os equipamentos que estão recebendo e como instalá-los”, explica.

A busca de canais digitais também é um processo muito importante na conclusão da instalação. “Os canais não aparecem automaticamente nas TVs e as pessoas podem ter uma TV preparada, mas continuar vendo os canais analógicos. Para localizar os canais digitais basta acessar o menu da TV ou do conversor, encontrar a opção mais parecida com ‘busca de canais’ e seguir as orientações. Ao final, a TV terá encontrado todos os canais digitais disponíveis na região e exibirá a programação com imagem e som de cinema”, diz a gerente.

Último sorteio da ‘Instalação Premiada’ será dia 17

As famílias de baixa renda que retiram os kits podem concorrer a cartões pré-pagos de R$ 2 mil. Desde o início da promoção, 7 pessoas já foram sorteadas na região de Franca, sendo uma sortuda de Guaíra. O último sorteio será no dia 17 de janeiro e vai premiar mais dois ganhadores. Para participar é simples: primeiro, deve-severificar se têm direito ao kit no sejadigital.com.br/kit ou 147 e realizar o agendamento para retirar os equipamentos; com o kit em mãos, basta seguir as instruções para instalar o conversor e a antena digital; no final da instalação aparece um código na tela da TV; após esta etapa, é necessário acessar o site ou ligar 147 e se cadastrar com o número do código gerado para concorrer. Os nomes dos dois vencedores serão divulgados no site e no Facebook da Seja Digital.

“Todos precisam se preparar o quanto antes para receber o sinal digital e viver essa nova experiência com qualidade de imagem e som de cinema, tudo gratuitamente. Nosso objetivo é não deixar ninguém para trás”, conclui a gerente regional da Seja Digital.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos