A hora é agora!

Editorial
Guaíra, 5 de agosto de 2018 - 07h30

 

 

 

 

 

 

O dia 18 de Maio é uma data relevante para o nosso município e todos guairenses sabem disso porque marca o aniversário de nossa cidade.No entanto, atrás dessa data festiva para todos nós, o 18 de maio marca também a lembrança de dados mais cruéis : É dia do combate à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Estamos abordando isso, porque, se engana quem pensa que os abusos e a exploração de menores ocorrem apenas nos grandes centros e nas regiões mais carentes onde a pobreza prolifera, destacando como um dos únicos meios de sobrevivência através da “venda” do corpo e afins.

Em Guaíra, o cenário está assustando. As autoridades, como os presidentes de bairros, o Conselho tutelar e até aforça policial possivelmente conhecem o problema de perto, pois em nossa cidade há indícios dessa exploração. Acontece que o combate a este crime, muitas vezes, esbarra na ignorância dos pais ou responsáveis pelos menores, impedindo uma ação mais rigorosa dessas autoridades, porque eles “camuflam” o problema por ser,supostamente, uma fonte de renda, que reforçam o orçamento doméstico tão precário.

Há uma diferença entre o “Abuso Sexual” e a “Exploração Sexual”. O Abuso sexual envolve contato sexual entre uma criança ou adolescente e um adulto ou pessoa significativamente mais velha e poderosa. As crianças, pelo seu estágio de desenvolvimento, não são capazes de entender o contato sexual ou resistir a ele, e podem ser psicológica ou socialmente dependentes do ofensor. O abuso acontece quando o adulto utiliza o corpo de uma criança ou adolescente para sua satisfação sexual. Já a exploração sexual é quando se paga para ter sexo com a pessoa de idade inferior a 18 anos. As duas situações são crimes de violência sexual.

Os crimes ocorridos em Guaíra têm assustado a população, que pede mais ação do governo, da polícia e do Conselho Tutelar nesse combate. São necessárias políticas públicas mais intensivas e um trabalho social mais relevante com as famílias. Não precisamos esperar a data de 18 de maio para agir, se for o caso, porque qualquer dia é dia de proteger nossas crianças e adolescentes!!!


TAGS:

LEIA TAMBÉM
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente