Falta de cidadania!

Editorial
Guaíra, 21 de agosto de 2018 - 07h30

Já perdemos a conta de quantas vezes usamos o nosso jornal para denunciar a falta de educação de alguns cidadãos guairenses que insistem em jogar lixos fora do contexto.

Assim é na saída da Cohab II, antiga “Estrada boiadeiro”, que ainda continua sendo foco de descarte de detritos por parte dos próprios munícipes. Do mesmo modo na “Estrada da Mata”, que também fazem do local um dos pontos preferidos para se rejeitar o lixo, transformando-o num lixão a céu aberto. O mais desagradável desta novela é que o guairense nem se preocupa com os seus animais mortos. Descartam o bichinho, misturado com o seu lixo doméstico, com restos de alimentos, com papéis higiênicos, fraldas sujas e vão amontoando nestes espaços, não se importando com o cheiro que exala e muito menos com a mancha escura que fica depois do lixo recolhido.

O mais intrigante, no entanto, é que os protagonistas desta história de jogar lixo em terrenos alheios normalmente nem residem nas proximidades do bairro. São pessoas que atravessam ruas e avenidas para despejar seus restolhos longe das suas casas.

Falta de educação é pouco para dar nome a estas pessoas. É falta de cidadania mesmo que estas demonstram. Vai ver se não são os mesmos que vivem criticando a varrição das ruas, a falta de recolhimento dos lixos, que denunciam que os cachorros rasgam sacos e esparramam os entulhos.  São pessoas que esperam que o Poder Público faça tudo para o seu conforto, que não entendem que cada cidadão é responsável e necessita fazer a sua parte, nem que seja de deixar a frente de sua casa limpa e asseada. Pegar na vassoura nunca matou ninguém!

Como toda regra tem a sua exceção, estes moradores são uma minoria – acredite que foram até fotografados descartando lixos nestes locais –, porque a grande maioria cuida com desvelo e rotineiramente das suas calçadas, das suas  ruas e até do descarte dos seus animaizinhos que morreram.


TAGS:

LEIA TAMBÉM
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente