Sáb - 23/06
29º 16º 13:19
Guaíra - SP

Não é bem assim!

Editorial
Guaíra, 7 de Março de 2018 - 09h20

Todos nós ficamos estarrecidos quando abrimos nosso computador e ele se enche de imagens de crianças feridas, machucadas, saindo dos escombros; de pais carregando os filhos desesperadamente pelas ruas cobertas de entulhos e fogo. É bem verdade que existe uma guerra na Síria. É também verdade que uma guerra nunca traz nada de benefícios, nem para quem a ganha e nem para quem a perde!

Mas, o que está acontecendo também é uma calamidade. Muitas dessas imagens que nos impressiona, que nos comove, são falsas!

Por exemplo: aquela imagem de uma criança dormindo entre os túmulos dos pais, foi caprichosamente montada. O garoto é um sobrinho do fotógrafo.

Outra imagem, a de uma criança com olhos azuis, com uma legenda que informa que ela é uma órfã da guerra, dizendo que ela foi encontrada sozinha, é na verdade de uma menina chamada Sidra, que não é órfã e continua sob o cuidados dos pais numa região segura da cidade de Homs. Segundo a publicação, o fotógrafo teria caído no choro após ouvir a menina fotografada perguntar pelo pai. Apesar da mobilização popular em torno da história, ela é falsa.

Fotos que mostram os bombardeios, que devastam uma cidade, também foram postadas nas redes e ganhou milhares de curtidas e compartilhamentos. São, muitas vezes, fotos antigas que vão sendo recuperadas com a única finalidade de serem divulgadas através da internet. Todas estas fotos ganham notoriedade e são compartilhas milhares de vezes por todo o mundo!

No entanto, isso não invalida os horrores da guerra pela qual a Síria está passando. Não invalida também a nossa repulsa por fatos mesmo montados, porque sabemos que por trás de uma guerra há destruições da vida humana.

Falsas ou não, são fotos impactantes que nos faz meditar sobre os horrores de uma guerra desnecessária.


TAGS:

LEIA TAMBÉM
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos