Pesquisas!

Editorial
Guaíra, 17 de abril de 2018 - 09h48

 

 

 

 

 

Mal saiu o resultado da pesquisa do Datafolha (o instituto em que a margem de erro vai de 2 a 30%) e já teve gente comemorando a liderança de Lula. É a geração Wikipédia, que vive de ler títulos de reportagem.

Primeiro, porque a escolha das perguntas foi (bastante) tendenciosa. Reparem na ordem de perguntas feitas: 1) Você acha que Lula vai participar das próximas eleições?; 2) Lula deveria ser impedido de participar das próximas eleições?; 3) Você considera a prisão de Lula injusta?; 4) Em quem você votaria para presidente em 2018?; 5) Da lista abaixo, em que você votaria para presidente?; 6) Nas simulações de segundo turno abaixo, em quem você votaria?

Mesmo assim, a queda de Lula foi bastante sentida. Mesmo estando no noticiário praticamente todo dia nos últimos dois meses e já em plena campanha eleitoral há pelo menos 6 meses com passeatas, caravanas e comícios, Lula perdeu quase 1/5 do seu eleitorado, caindo de 37% para 30% das intenções de votos. Outros candidatos que poderiam receber os votos de Lula subiram bastante: Marina, Ciro e Joaquim Barbosa, mostrando que a debandada do seu nome já começou.

A rejeição de Lula também se mantém muito alta, em 42%. O que o tornaria praticamente inelegível, mesmo se pudesse disputar o pleito. Ainda mais com 87% dos eleitores dizendo que não elegeriam ninguém que estivesse envolvido com corrupção. E bastaria uma semana de propaganda política para que o grosso da população tivesse conhecimento das denúncias contra Lula.

Em suma, é importante saber interpretar os números com sua própria visão, já que cada partido tenta impor sua interpretação pessoal, que é irritantemente repetido a sua exaustão pela militância, na esperança que um dia vire verdade.


TAGS:

LEIA TAMBÉM
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente