São Sebastião e Jornal “O Guaíra”

Editorial
Guaíra, 20 de janeiro de 2018 - 08h58

Raras são as vezes em que celebramos dois importantes acontecimentos em uma só data. Mas, para nós – guairenses – 20 de janeiro é uma data muito significativa.

Primeiro, celebra-se nosso padroeiro, o soldado São Sebastião que nasceu na França, mas criou-se em Milão. A imagem do santo, amarrado e varado por flechas é uma das mais icônicas da Igreja Católica e virou símbolo de pluralidade. Além de se converter ao Cristianismo, Sebastião passou a pregar os ensinamentos de Cristo e a converter romanos em segredo. O imperador Diocleciano, que o considerava um de seus soldados prediletos, ficou irado ao descobrir e considerou Sebastião um traidor. Ele foi condenado à morte por flechadas e seu corpo foi jogado em um rio. Porém, São Sebastião sobreviveu e resolveu confrontar o Imperador novamente. Desta vez, Diocleciano o condenou à morte por espancamento.

O mártir São Sebastião é o protetor da Humanidade, contra a fome, a peste, os presos e das pessoas feridas e com doenças contagiosas. É também padroeiro de muitas cidades, como: Três Rios (RJ); São Sebastião (SP); Alto Garças (MT); Itambé (BA); Trancoso (BA); Maraú (BA); São Sebastião do Paraíso (MG); Rio de Janeiro Ribeirão Preto (SP); e Guaíra (SP).

Ao lado do nosso padroeiro, comemoramos os 89 anos de nosso jornal. Em Maio, Guaíra faz também 89 anos, de modo que o jornal é três meses mais velho do que o município.

Esta folha é motivo de grande orgulho dos guairenses.  Em todos estes anos de vida, nunca parou de circular e como já informamos muitas vezes, porque faz parte da história do jornal, na época da segunda grande guerra mundial, onde faltava tudo, inclusive papel para imprimir o jornal, ele não parou. O velho Vicente Lacativa o fez circular impresso em papel de embrulhar pão… Não, ele nunca parou!

Gostaríamos de compartilhar nossa alegria e nossos agradecimentos com todos os anunciantes, assinantes, amigos e com todas as pessoas que gostam e incentivam as nossas publicações.

Temos orgulho de tê-los sempre conosco.


TAGS:

LEIA TAMBÉM
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente