Sáb - 21/07
29º 15º 22:19
Guaíra - SP

Eleição unificada para Conselho Tutelar acontece no dia 4 de outubro

Cidade
Guaíra, 12 de agosto de 2015 - 17h21

A participação nesta eleição é facultativa e podem votar todos os eleitores aptos no cadastro da Justiça Eleitoral, escolhendo até cinco candidatos

 

O processo de escolha para conselheiro tutelar ocorrerá pela primeira vez de forma unificada, em todo Brasil, dia 4 de outubro. De acordo Resolução 170 de 10/12/2014 do CONANDA –  Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – a escolha dos conselheiros, agora, passa a ser realizada em data única em todo território nacional, a cada quatro anos, no primeiro domingo do mês de outubro do ano subsequente ao da eleição presidencial. Os conselheiros são eleitos em outubro e tomam posse no dia 10 de janeiro do ano posterior.

O processo de organização para o pleito iniciou em março deste ano com publicação do edital no Diário Oficial e a execução de diversos processos, entre estes prova de avaliação de conhecimentos sobre legislações atinentes ao trato com crianças e adolescentes e avaliação psicológica.

Atualmente a comissão especial, sob o comando do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), está na fase de solicitação das urnas eletrônicas e lista de eleitores cadastrados na Justiça Eleitoral de Guaíra.

Importante lembrar que a participação nesta eleição é facultativa e podem votar todos os eleitores aptos no cadastro da Justiça Eleitoral. No pleito os votantes podem escolher até cinco candidatos.

Os cinco candidatos mais votados serão empossados Conselheiros Tutelares titulares e os demais serão considerados suplentes, pela ordem decrescente de votação. Os suplentes assumirão em caso de vacância, férias, licença ou impedimento.

Esta será a sétima gestão dos membros do Conselho Tutelar em Guaíra. A função de membro do Conselho Tutelar exige dedicação exclusiva, vedado o exercício concomitante de qualquer outra atividade pública ou privada.

O Conselho Tutelar de Guaíra funciona em sua sede fixa, na avenida 15, entre ruas 12 e 14, aberto das 8h às 18h, de segunda à sexta-feira atendendo pelo telefone 3331-6911. Após este horário, nos sábados, domingos e feriados há sempre um conselheiro de plantão que atende pelo telefone, 99979-1909. Os membros se revezam para atender às demandas 24 horas todos os dias.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos