Ter - 23/10
31º 20º 07:38
Guaíra - SP

Empresas guairenses são certificadas pelo Programa Alimentos Seguros

Cidade
Guaíra, 8 de Janeiro de 2016 - 10h40

O PAS capacita os participantes sobre a qualidade dos serviços e dos produtos alimentícios que são oferecidos aos clientes

Três empresas do segmento de alimentação da cidade de Guaíra foram certificadas no mês de dezembro no PAS (Programa Alimentos Seguros), oferecido pelo Escritório Regional do Sebrae-SP de Barretos.

Segundo a Analista da Regional do Sebrae e gestora do projeto, Dhara Tozetto, o PAS visa auxiliar os empresários do segmento para oferecer alimentos seguros. “O PAS trata de temas como redução de desperdício de alimentos, temperatura de armazenamento e manipulação corretas dos alimentos. O programa é baseado nas normas da Vigilância Sanitária”, afirma Tozetto.

O Programa foi ministrado por uma consultora contratada pelo Sebrae-SP e teve a duração de seis meses, sendo composto por aulas teóricas e consultorias individuais in loco.

O PAS trabalha simultaneamente com os vários elos da cadeia, promovendo maior interação e maior compromisso de cada um em fornecer produtos seguros. Durante a parte teórica os participantes aprendem quais são os perigos mais frequentes que podem ocorrer na manipulação dos alimentos e como fazer para evitá-los. Nas consultorias in loco os consultores podem observar as práticas, propor ações de melhoria e auxiliar na elaboração do manual de boas práticas para cada empresa.

O gerente de uma das empresas participantes, Guilherme da Silva, ressalta as mudanças já realizadas e a importância do PAS para o estabelecimento. “Aprendemos muito, desde recebimento dos alimentos, a forma correta de armazenamento e da temperatura de todos os produtos, fizemos até mudanças como a instalação de uma nova pia para auxiliar o trabalho dos colaboradores. Todas as empresas que trabalham com alimentação deveriam participar, pois aprende na prática tudo sobre alimentos seguros”, explica Silva.

Donos de restaurantes, lanchonetes, bares, hotéis, cozinhas industriais e demais estabelecimentos do segmento de alimentação da região de Barretos e que estejam interessados em participar do PAS, devem entrar em contato com o Sebrae Barretos pelo (17) 3321 6470. Falar com Dhara Tozetto.

Objetivos do PAS: Contribuir para a implantação das boas práticas de fabricação, manipulação, transporte e distribuição de alimentos; Oferecer alimentos seguros (com qualidade e confiabilidade) aos consumidores; Reduzir os custos operacionais com a redução de desperdício, redução de retrabalho, redução do índice de reclamação de clientes; Atendimento à Legislação – por exemplo, Resolução nº 216 da ANVISA, publicada em 15 de setembro de 2004; Formas adequadas de armazenamento; atender a legislação e, principalmente, entregar aos clientes alimentos livres de contaminação.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos