Sáb - 21/04
28º 16º 10:22
Guaíra - SP

Engler anuncia que Etec da cidade começa a funcionar em janeiro de 2016

Geral
Guaíra, 20 de agosto de 2015 - 16h00
Foto reprodução

Foto reprodução

 

Unidade terá 120 vagas nos cursos de Administração, Comércio e Informática
Uma audiência realizada na manhã da última terça-feira (18), em São Paulo, definiu que a Etec (Escola Técnica) de Guaíra começa a funcionar no primeiro semestre de 2016. Serão 120 vagas divididas em três cursos – Administração, Comércio e Informática – oferecidos pela unidade já no vestibulinho que se realizado até o fim deste ano.

O planejamento para que a escola seja implantada em seis meses foi estabelecido em conjunto pela superintendente do Centro Paula Souza, professora Laura Laganá, pelo deputado estadual Roberto Engler (PSDB), pelo prefeito de Guaíra, Sérgio de Mello (PT), e pelo vereador José Natal Pereira (PSDB). Mas, a iniciativa para trazer a ETEC para o município partiu do vereador José Reginaldo Moretti, em contato com ex-parlamentar Renato Moreira e o diretor Evaldo da escola Santa Luz, há alguns anos atrás.

“Todas as medidas necessárias serão tomadas a partir de agora, para que isso seja possível. É preciso finalizar o projeto de adequação do prédio e é preciso realizar as adequações em tempo hábil. Mesmo restando muito a fazer, desde que cumprido os prazos e o acordo estabelecido aqui, a escola estará funcionando no começo do ano que vem”, revelou o deputado Roberto Engler.

A Etec de Guaíra será instalada no prédio da Escola Municipal Professora Maria Auxiliadora Lelis Alves. A estrutura física do local necessita de pequenas adequações, especialmente para dotá-la de acessibilidade.

Em cerca de 10 dias, o Centro Paula Souza e a Prefeitura de Guaíra devem concluir o projeto das intervenções, que serão executadas pelo município.  Depois disso, a doação do imóvel, pela Prefeitura ao órgão estadual, será oficializada.

A partir daí, será possível também oficializar a criação da nova Etec. Por essa razão, nas publicações realizadas durante o vestibulinho que vai ser realizado ao longo deste semestre, as vagas de Guaíra ainda devem ser oferecidas sob denominação de classes descentralizadas da Etec Coronel Raphael Brandão, de Barretos.

CURSOS

Segundo as definições estabelecidas na audiência, cada um dos três cursos da Etec da cidade deve oferecer 40 vagas. No período diurno, os estudantes deverão ter a opção de se formar em Administração, na modalidade integrada ao Ensino Médio. Quem desejar estudar à noite, poderá se formar técnico em Informática ou Comércio.

“São opções com uma demanda relevante no mercado de trabalho, o que pode impulsionar a carreira dos jovens que demonstrem interesse. Além disso, o oferecimento do Ensino Médio durante o dia é um ganho a mais, pois o nível de formação das Etecs no currículo regular também é muito bom”, afirmou o Deputado Roberto Engler.

ADMINISTRAÇÃO: O técnico em Administração é o profissional que adota postura ética na execução da rotina administrativa, na elaboração do planejamento da produção e materiais, recursos humanos, financeiros e mercadológicos. Realiza atividades de controles e auxilia nos processos de direção utilizando ferramentas da informática básica. Fomenta ideias e práticas empreendedoras. Desempenha suas atividades observando as normas de segurança, saúde e higiene do trabalho, bem como as de preservação ambiental.

COMÉRCIO: O técnico em Comércio é o profissional que aplica métodos de comercialização de bens e serviços, visando à competitividade no mercado e atendendo às diretrizes organizacionais. Comunica previsões e demandas aos fornecedores. Efetua controle quantitativo e qualitativo de produtos e procede a sua armazenagem no estabelecimento comercial. Operacionaliza planos de marketing e comunicação, logística, recursos humanos e comercialização.

INFORMÁTICA: O técnico em Informática é o profissional que desenvolve programas de computador, seguindo as especificações e paradigmas da lógica de programação e das linguagens de programação. Utiliza ambientes de desenvolvimento de sistemas, sistemas operacionais e banco de dados. Realiza testes de programas de computador, mantendo registros que possibilitem análises e refinamento dos resultados. Executa manutenção de programas de computadores implantados.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Geral
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos