Sáb - 21/04
28º 16º 18:06
Guaíra - SP

Exposição conta a história da chegada da cana-de-açúcar à Guaíra

Cidade
Guaíra, 7 de agosto de 2015 - 16h28

Mostra ficará exposta à visitação pública em comemoração aos 50 anos de fundação do Grupo Colorado

No dia 10 de agosto, será aberta a Exposição Brasil “Nossa História , Nossa Gente”, que poderá ser visitada gratuitamente no Centro Cultural Colorado (Grêmio Colorado). A mostra é uma iniciativa do Grupo Colorado e a Academia Brasileira de Arte, Cultura e História (Abach) e conta a história da chegada da cana-de-açúcar à região nordeste do Estado de São Paulo, mais propriamente ao município de Guaíra.
Por meio de uma maquete, será possível conhecer o funcionamento de uma moderna usina sucroenergética. No espaço da exposição, imagens, vídeos, depoimentos e objetos refazem o trajeto da cana, desde seu cultivo inicial na Nova Guiné em 8000 a.C., passando por sua chegada em terras paulistas pelas mãos de Martin Afonso de Souza por volta de 1500. De forma didática, a exposição apresenta a missão desta cultura no desenvolvimento do País, o
respeito pelo meio ambiente.
A exposição é parte das comemorações aos 50 anos do Grupo Colorado, e nasceu da necessidade de recuperar as condições históricas para o surgimento da cultura da cana-de-açúcar na região nordeste no Estado de São Paulo e do desejo de Josimara Ribeiro de Mendonça homenagear o pai, Oswaldo Ribeiro de Mendonça, fundador do Grupo, que ajudou a transformar Guaíra e região em um dos mais expressivos polos do agronegócio nacional.
“Além de homenagear meu pai, a Exposição é um tributo que o Grupo Colorado presta à memória daqueles que lançaram na região as bases sólidas do amor à terra, do respeito pelas pessoas, da crença no trabalho, do valor da palavra, da simplicidade, da vontade de crescer, de desenvolvimento, de tecnologia”, declara Josimara.
O Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça fará o agendamento das escolas de Guaíra e cidades de região para a visita monitorada à exposição. A mostra poderá ser visitada até 10 de fevereiro de 2016, na Avenida José Cavenaghe, 1355 – Chácara Bela Vista, de segunda à sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. Agendamento: (17) 3331 6132.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos