Falsa notícia sobre inscrição da CDHU em Guaíra repercute pelas redes sociais

Geral
Guaíra, 13 de julho de 2017 - 10h01

O município ainda aguarda a finalização do processo da construção de 232 casas pela Companhia por parte do governo estadual, pois todos os trâmites de alçada da prefeitura já foram concluídos

No último mês de junho, uma publicação na rede social Facebook, referente às inscrições da CDHU, chamou a atenção dos guairenses, que confundiram o município de “Guaimbê” por “Guaíra” e logo compartilharam em diversos grupos a “falsa notícia”.

O boato se espalhou e muitas pessoas acreditaram que a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano havia agendado a data dos cadastros no Ginásio de Esportes da cidade para o próximo dia 17 de julho.

Em contato com a assessoria de comunicação do órgão, foi informado que não há nenhum evento para Guaíra e nem previsão exata de quando a cidade será contemplada com as 232 casas.

A prefeitura também emitiu nota sobre o assunto. “Por desinformação de internautas, os quais desconhecem o correto procedimento de checagem jornalística que antecede as divulgação de fatos que afetam toda a comunidade, criou-se o boato via redes sociais de que haveria inscrições abertas para casas em Guaíra. A inscrição ventilada em questão é da cidade paulista de Guaimbê, conforme mostra site oficial da Companhia”, afirma o governo municipal.

No que tange o município guairense, há o processo da construção de 232 casas pela CDHU, iniciado há 8 anos, cujo todos os trâmites de alçada da prefeitura já foram concluídos, inclusive com o desmembramento dos lotes individuais e doação para o órgão já efetivados.

“No que concerne a divulgação de inscrições, trata-se de uma ação, neste caso, privativa à CDHU, que certamente no momento oportuno deve informar à municipalidade, que deverá, até em atendimento com a Lei da Transparência, divulgar nos órgãos da imprensa regular (jornais e rádios da cidade) e meios oficiais como site da Prefeitura e Diário Oficial do Município”, explica o Executivo.

O governo municipal ainda orientou os guairenses para que confirmem o assunto antes de compartilha-lo com outras pessoas. “Aconselha-se ao cidadão, quando obtiver de informações por rede sociais, que cheque a objetividade dos dados pela imprensa regular, pelos órgãos oficiais e, no caso de notícia que concerne à prefeitura, procurar a mesma, podendo fazer uso do telefone gratuito da Ouvidoria Cidadã 0800-941-1000.”



OUTRAS NOTÍCIAS EM Geral
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente