Dom - 22/07
29º 15º 20:42
Guaíra - SP

Futebol guairense é destaque na 9ª Copa Guará

Geral
Guaíra, 22 de Janeiro de 2016 - 10h10

Mesmo sem grande apoio da prefeitura municipal, 80 atletas participam da competição em diversas categorias. Vereador Toin do Raio X visitou delegação e lamentou falta de suporte do poder público

 

Desde o último domingo, uma delegação composta por 80 atletas da escolinha de futebol de Guaíra, comandada pelo professor Francisco de Souza Lima, o “Kiko”, está participando da 9ª edição da Copa Guará, campeonato tradicional no futebol regional.

As equipes, em diversas categorias, estão se destacando e obtendo ótimos resultados. Na manhã da última terça-feira (19), o vereador Antônio Eurípedes da Silva, o Toin do Raio X, visitou a delegação guairense que participa da competição.

O parlamentar teve a oportunidade de acompanhar uma partida de futebol entre Guaíra e a equipe Meninos da Vila Belmiro, da cidade de Ribeirão Preto. Os guairenses venceram o jogo por 5 a 0, apresentando um futebol que chamou a atenção do público presente.

De acordo com o professor “Kiko”, Guaíra sempre foi referência no futebol em competições regionais e hoje, graças ao seu trabalho de base, voltou a obter grandes resultados. “Fico feliz em estar fazendo parte deste resgate do futebol guairense que, além de formar cidadãos, também está revelando talentos para o futebol brasileiro, inclusive com dois de nossos alunos fazendo estágio na equipe do Cruzeiro”, disse Francisco.

Posteriormente, o vereador conheceu o alojamento da delegação que está instalada em uma escola municipal. No local, os familiares do professor “Kiko” e pais de alunos se revezam em diversas tarefas, como cuidados com os uniformes e o preparo da alimentação, sendo oferecidas três refeições aos atletas, café da manhã, almoço e jantar.

Segundo informações dos pais dos alunos, toda alimentação foi custeada com promoções realizadas por eles, como rifas e galinhadas comercializadas. Além disso, alguns colaboradores anônimos fizeram doações para custear a inscrição na competição, no valor de R$ 2.500,00.

A prefeitura, que paga o salário do professor de R$ 700,00, cedeu apenas o transporte de ida e volta à cidade de Guará e os colchões para o alojamento. Para realizar o transporte dos alunos até os campos de futebol, a delegação guairense necessita utilizar transporte da prefeitura de Guará, que possui dois micro-ônibus para atender todos os atletas.

Toin do Raio X lamentou a falta de apoio da Coordenadoria de Esportes para com o projeto de futebol. “É um projeto lindo onde existe possibilidade de formarmos cidadãos e também atletas. Fiquei muito chateado em saber que o apoio oferecido da prefeitura foi praticamente nada, demonstrando que a área de esportes de nossa cidade está abandonada”, comentou.

Para o vereador, o governo municipal teria condições de oferecer o transporte para os alunos durante toda a competição, além de custear a alimentação e a taxa de inscrição. “Um governo que gasta tantos recursos com consultorias e até publicidade não pode deixar nossas crianças que querem praticar um esporte sem um apoio. É lamentável, chega a ser vergonhoso presenciar uma situação como esta. Uma cidade tão rica e ao mesmo tempo pobre em investimentos em áreas tão importantes como é o esporte que nos auxilia a formar cidadãos”, destacou ele.

O parlamentar disse que vai cobrar explicações da Coordenadoria de Esportes sobre a falta de apoio à delegação de futebol, que participa da competição na cidade de Guará. “Quero parabenizar o professor “Kiko” e os pais destes alunos que não mediram esforços para que eles participassem deste campeonato, pois eles são os verdadeiros heróis destas crianças. Enquanto o poder público se omite, as famílias se unem em favor de seus filhos. No que depender de mim, vou lutar por este projeto que julgo ser muito importante para a nossa cidade”, finalizou.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Geral
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos