Com o objetivo de melhorar a aparência da cidade e reduzir problemas urbanos, o governo deu início, nesta última quinta-feira (19), ao programa de notificações de proprietários e adesivagem de veículos abandonados pelas vias públicas.
Através do departamento de Fiscalização de Posturas e da Guarda Civil Municipal, pessoas que não retirarem as carcaças das ruas poderão receber autuação de até R$ 257.
De acordo com o chefe do setor, Edivaldo Martins Faria, primeiro, será enviado o aviso; o proprietário terá cinco dias para fazer a retirada do veículo e, depois deste prazo, a prefeitura poderá fazer a remoção a qualquer momento.
“O dono do veículo que for removido poderá ser multado em R$ 257,00, terá que pagar pelo serviço do guincho e ainda arcará com os custos das diárias pelo estacionamento que podem variar entre R$ 74,00 e R$ 146,00, de acordo com o tamanho e tipo do veículo”, explica.
Edivaldo esclarece que essas carcaças têm causado transtornos para a comunidade, uma vez que acabam reduzindo os espaços de estacionamentos, além de serem usadas para práticas ilícitas, como esconderijo para drogas e marginais, ou de se tornarem criadouros de insetos e animais peçonhentos.
Em processo licitatório
O chefe do departamento conta que a prefeitura ainda está realizando o processo licitatório para a compra do serviço de guincho, para poder fazer a remoção de todos os veículos em um único lote. A expectativa é que o processo seja finalizado em 45 dias. Entretanto, as notificações já estão sendo entregues.
Após serem removidos, os veículos ficarão no pátio da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, no local conhecido como “Chácara do Matadouro”.
“Depois que a prefeitura remover as carcaças, haverá prejuízos financeiros aos proprietários, caso os mesmos não cumpram com as exigências das notificações”, afirma Faria, lembrando que ferro-velhos, que costumam deixar as estruturas pelas calçadas e terrenos baldios, também deverão ficar atentos com as novas regras.
O trabalho do departamento de Fiscalização de Posturas e da Guarda Civil Municipal ainda conta com o apoio do Departamento Municipal de Trânsito, do setor de Serviços Urbanos, da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente e o do departamento Jurídico do município.
O prefeito Renato Cesar Moreira enfatizou a importância da ação. “A remoção destes veículos, além de melhorar o trânsito na cidade, vai gerar segurança para a população. Esperamos que os proprietários tomem as providências, antes da prefeitura ter que fazer a retirada destes. Contamos com a compreensão de todos”, diz o chefe do executivo.