Sex - 20/07
29º 16º 21:14
Guaíra - SP

Guaíra é pré-certificada No Programa Município Verde Azul

Geral
Guaíra, 27 de junho de 2017 - 08h25

A cidade quer conquistar o selo para melhorar a gestão ambiental através de recursos que serão disponibilizados pelo governo estadual

Guaíra obteve pela primeira vez a pré-certificação no Programa Município Verde Azul, iniciativa do Governo do Estado que estimula e auxilia as prefeituras na elaboração e execução de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável. A cidade alcançou 36,07 pontos na primeira avaliação – são três no total, e precisa somar 80 pontos para a certificação definitiva. As próximas avaliações serão em setembro e dezembro.

O Município ainda se destacou no quesito biodiversidade, em que atingiu o ranking de 12º lugar, entre os 129 concorrentes que conquistaram a pré-classificação. Os que foram pré-classificados na região são: Ituverava, Olímpia, Orlândia e Franca.

O Selo Município Verde Azul tem como objetivo medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. Para a avaliação das cidades que buscam a certificação, dez diretivas são analisadas: esgoto tratado, gestão das águas, resíduos sólidos, cidade sustentável, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental. Para cada diretiva, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente estabeleceu critérios de avaliação.

Segundo o Rafael Graner Lelis, Chefe do departamento da Agricultura e Abastecimento, Guaíra tem muitas possibilidades de conquistar o selo. “Estamos buscando cumprir todas as diretivas pré-estabelecidas e, ao final de 2017, estaremos entre as cidades certificadas. Isso nos possibilitará conseguir recursos junto ao Governo do Estado e melhorar muito a qualidade de vida da nossa população”, ressalta.

 

 


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Geral
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos