Ter - 24/04
29º 17º 19:54
Guaíra - SP

Guaíra pode integrar dia municipal de Folia de Reis ao seu calendário

O vereador Rafael Talarico apresentou projeto de lei para que o município tenha o dia marcado em seus eventos

Cidade
Guaíra, 17 de Fevereiro de 2018 - 08h11

Como é um admirador da cultura popular, o vereador Rafael Talarico apresentou um projeto de lei que vem atender um antigo sonho da comunidade: que o município tenha em seu calendário oficial um dia dedicado à Folia de Reis.

O documento, que cria o Dia Municipal da Folia de Reis, já foi apresentado e deverá ser lido na próxima sessão ordinária que acontece terça-feira, dia 27. Este evento integrará o calendário oficial do Município e deverá ser comemorado todo segundo domingo do mês de janeiro de cada ano, quando se encerram as atividades das folias.

O parlamentar afirmou que o projeto de lei tem como objetivo preservar os costumes culturais e religiosos da população. “Com a inserção desse dia, espera-se obter da Prefeitura Municipal o empenho junto à iniciativa privada, bem como a adeptos da festa popular da Folia de Reis, para que se possa realizar em nossa cidade, da melhor forma possível, a tradicional comemoração. Tenho certeza que é uma valorização e será um atrativo cultural para a nossa comunidade”, destacou.

Folia de Reis é um festejo de origem portuguesa ligado às comemorações do culto católico do Natal, trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira, e que ainda hoje mantém-se vivo nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país. Na cidade de Muqui, sul do Espírito Santo, acontece desde 1950, o Encontro Nacional de Folia de Reis, que reúne cerca de 90 grupos de Folias do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. É o maior e mais antigo encontro de Folias de Reis do país.

De acordo com Rafael Talarico, o evento na cidade pode ser organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, com apresentações das companhias de Reis de Guaíra e de cidades da região, que podem ser convidadas para a ocasião. “Espero contar com o apoio de todos os vereadores, para que possamos valorizar a nossa cultura popular e principalmente aquelas pessoas que trabalham todos anos para que ela não seja esquecida”, apontou Talarico.

A TRADIÇÃO

No dia 06 de janeiro comemora-se o Dia de Reis, que, na tradição cristã, foi o dia em que os três reis magos levaram presentes a Jesus Cristo. Em homenagem aos reis magos, os católicos realizam a folia de reis, que se inicia em 24 de dezembro, véspera do nascimento de Jesus, indo até o dia 06 de janeiro, dia em que encontraram o menino. A folia de reis é de origem portuguesa e foi trazida para o Brasil na época da colonização.

Durante os festejos, os grupos saem caminhando pelas ruas das cidades, levando as bênçãos do Menino para as pessoas que os recebem. É tradição que as famílias ofereçam comidas aos integrantes do grupo, para que possam levar as bênçãos por todo o trajeto, que agradecem ao hospedeiro e seguem para o próximo destino. No dia de Reis, 6 de janeiro, a bandeira retorna à casa do embaixador.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos