Dom - 19/08
29º 16º 20:50
Guaíra - SP

Guaíra se despede do ex-vereador e comerciante Nazen Kazon

Geral
Guaíra, 6 de agosto de 2015 - 16h03

Em 1960, Nazen foi eleito vereador, permanecendo na Casa de Leis até 1969. Ele ficou muito conhecido pela sua maneira de trabalhar e como vender seus produtos

 

No último sábado, 01, o ex-vereador (1960-1969) e comerciante de Guaíra, Nazen kazon, faleceu em Ribeirão Preto, com 89 anos, ao lado de sua família. Ele deixa a esposa Anney Silva Kazon e cinco filhos:  Milton W. Kazon, Sueli Kazon, Omar Kazon, Soraia Kazon e Nazen Kazon Junior, além de 12 netos e 10 bisnetos.

Os familiares estão convidando todos os amigos e admiradores deste grande homem para a sua missa de 7º dia, neste sábado (8), às 19h, na Igreja Matriz São Sebastião.

 

Sua trajetória

IMG-20150804-WA0011     IMG-20150804-WA0011     

Nazen teve um papel muito importante na política guairense. Nascido em Kab Elias, no Líbano, no dia 14/01/1926 e veio ao Brasil, com apenas sete anos de idade, para morar com sua mãe e seu padrasto em Barretos, Kazon veio para Guaíra pela primeira vezem 1946 para tentar a vida e montou um comércio, que seria a primeira Casa de Tecidos da cidade, com o nome de Incendiaria, para, segundo o próprio nome, “incendiar o município” e modernizar o comércio local.

O comerciante foi se tornando muito conhecido, pela sua maneira de trabalhar, como vender seus produtos e por buscar ideias na capital. Assim, ele inaugurou a Casa Cruzeiro (onde atualmente é o Ao Barulho Calçados) e foi imortalizado por ser o “Homem do Barulho”, pois realizava leilões nas calçadas, dando oportunidade aos mais pobres para que pudessem comprar. Kazon ficou conhecido por ter inovado o comércio de Guaíra.

Nazen mudou seu ramo de comércio e criou a Casa do Governador (atualmente é o restaurante Carretão), onde o freguês poderia pesar o seu próprio produto conferindo a mercadoria. A balança ficava em frente à loja, na calçada (Foto), tudo isso para chamar mais a atenção da população, o que funcionava e os guairenses se aglomeravam para fazer suas compras.

Após fechar a Casa do Governador, Kazon abriu outro armazém, na esquina da Rua 08 com a Avenida 11.

Em sua vida política e social, Nazen foi presidente do Grêmio Recreativo XVIII de Maio e também do Guaíra Futebol Club, promovendo corridas de atletas, fundador do primeiro loteamento de Guaíra (Jardim Paulista), construindo casas e financiando aos guairense por sua conta própria, como se fosse um banco, tentando fazer o bem e contribuir com o desenvolvimento da cidade.

Kazon também foi sócio da Rádio Cultura, da qual também ajudou a fundar, com o apoio do sócio representado pelo Sr. Narno Sberni; fundador do Lions Clube de Guaíra, realizando muitos trabalhos beneficentes, como o natal aos menos favorecidos, em que ele se vestia de papai Noel para as crianças.

Em 1960, Nazen foi eleito vereador, permanecendo na Casa de Leis até 1969. Sua atuação foi tão grande que em 2007 ele foi homenageado na Câmara de Guaíra.

O ex-vereador deixou Guaíra em 1972 para tentar a vida em São José dos Campos, pois seus filhos almejavam outros horizontes. Kazon passou muitos anos viajando para Porto Velho com seu caminhão e trazendo mercadorias para vender no comércio do município, para sustentar sua família. Em São José, ele montou o Depósito de Bebidas Kazon e ficou muito conhecido na região do Vale do Paraíba pelo bom atendimento e oferecer produtos de qualidade. O comerciante entrou para a política da cidade e chegou a ser presidente do Rotary Clube Norte.

Em 1990, Nazen retorna à Guaíra inaugurando o Supermercado Kazon, juntamente com o seu filho Nazen Kazon Junior, em uma trajetória longa e de muitos feitos pelo povo guairense.

O comerciante foi um cidadão muito além do seu tempo. Ele pensava muito depressa e seus empreendimentos em Guaíra confirmam isso. Em sua passagem pela cidade, Nazen mostrou sua grandeza e sempre tentou fazer o bem e ajudar no desenvolvimento da região, pensando mais no próximo do que em si mesmo.

Kazon deixa saudades em quem o conheceu como o desbravador comerciante, um grande empreendedor, político atuante e íntegro acima de tudo. Um bom exemplo para a nova geração e para os atuais governantes.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Geral
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos