Sáb - 20/10
31º 19º 17:27
Guaíra - SP

Guairenses perdem consultas e exames com ataque de hackers no HC de Barretos

Geral
Guaíra, 29 de junho de 2017 - 15h18

Pacientes seriam atendidos ontem (28), mas tiveram que remarcar por consequência da crueldade realizada contra a instituição

A previsão é de que o sistema do Hospital esteja normalizado e funcionando até amanhã.

A previsão é de que o sistema do Hospital esteja normalizado e funcionando até amanhã.

Após o sistema do Hospital de Câncer de Barretos ser invadido por hackers, quase 3 mil consultas e exames foram cancelados e 350 pacientes deixaram de realizar tratamento de radioterapia na última terça-feira, 27. Entre eles, diversos guairenses que estão fazendo tratamento na instituição também foram prejudicados.

“Alguns aparelhos dependem da tecnologia, dos computadores, para que possam funcionar. Para garantir a segurança do paciente, até que o sistema volte ao normal, o tratamento nessas máquinas estará parado”, afirmou o coordenador médico do departamento, Daniel Marconi.

De acordo com o coordenador do Departamento de Tecnologia da Informação (TI) do HC, Douglas Vieira dos Reis, esse ataque foi parecido com o que aconteceu em várias empresas no mundo há cerca de dois meses. “É um programa que se aproveita da vulnerabilidade do sistema. Ele entra e criptografa alguns dados e lança uma tela pedindo resgate das informações”, explicou.

O pedido de resgate ao qual Reis se refere é de US$ 300 em bitcoins, uma espécie de moeda virtual por máquina. Só o Hospital em Barretos possui cerca de 1.000 computadores. “Desde o começo estamos mobilizados para resolver isso. Esse tipo de invasão não escolhe a empresa, é aleatório. Vale ressaltar que as informações dos pacientes estão seguras e preservadas”, disse o coordenador da TI.

Segundo o médico e diretor clínico do Hospital, Paulo de Tarso, o atendimento em alguns setores foi suspenso. “É importante dizer aos pacientes que as situações de urgência e emergência estão sendo atendidas. Os que tiverem consultas e procedimentos é melhor vir ao Hospital para que possa ser reagendado”, relatou.

CRUELDADE

Os familiares dos pacientes de Guaíra não se conformam com o que ocorreu com o Hospital de Câncer. “Pacientes tão necessitados com suas consultas desmarcadas por causa de uma maldade dessas. Como pode? Até em um hospital como o HC de Barretos. Aonde o ser humano vai parar?”, lamentou a filha de um dos atendidos.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Geral
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos