Warning: call_user_func_array() expects parameter 1 to be a valid callback, function 'my_wp_head' not found or invalid function name in /var/www/html/oguaira.com.br/web/wp-includes/plugin.php on line 524

Hemonúcleo do HC de Barretos precisa de doadores de sangue

É necessário estar bem de saúde, pesar acima de 50 kg e ter entre 16 e 69 anos, sendo que as pessoas com 16 e 17 anos devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis legais

O Hemonúcleo do Hospital de Câncer de Barretos iniciou campanha para mobilizar doadores de sangue para que compareçam e contribuam com o reabastecimento do estoque, que se encontra baixo.

Segundo a instituição, a mudança no clima afasta os doadores neste período do ano. “A queda de temperatura diminui o fluxo de doadores não somente aqui no hemonúcleo do Hospital de Câncer como nos hemocentros de todo o país. Por isso há uma preocupação muito grande e foi lançada uma campanha que é o Junho Vermelho, como uma forma de sensibilizar as pessoas a procurarem os hemocentros e fazerem a doação de sangue”, ressalta.

O Hemonúcleo do HC abastece também a Santa Casa e o hospital São Jorge, além das cidades de Colina, Colômbia, Guaíra e Jaborandi.

DOAÇÃO

As doações de sangue podem ser feitas por homens e mulheres dos 18 aos 69 anos, acima de 50kg. Jovens com idade entre 16 e 17, também podem doar, desde que estejam acompanhados dos pais, ou responsáveis, que os autorizem. Não é necessário estar em jejum, mas as pessoas devem evitar comidas pesadas e gordurosas um dia antes.

Quem estiver tomando medicamentos, como antibióticos e anti-inflamatórios devem esperar 15 dias para fazer a doação. Quem tiver tatuagens, ou piercings só poderão doar o sangue após seis meses, desde que o local onde fizeram o procedimento, seja reconhecido pela Vigilância Sanitária.

A pessoa que for doar, vai passar antes por uma triagem. Todo o processo até o final demora cerca de 40 minutos. Cada bolsa de sangue doada pode ajudar até três pessoas, pois os centros especializados conseguem separar os componentes do sangue e usá-los em mais de uma pessoa.

Após a doação, os homens só poderão doar de novo depois de 60 dias, sendo até quatro vezes no ano, e as mulheres quando completar 90 dias, podendo chegar a três doações no ano.

Para mais informações, ligue para o Departamento de Hemonúcleo do Hospital de Câncer de Barretos pelo telefone (17) 3321-6600, ramal 6941. O local funciona de segunda a sexta, das 7h às 12h, e aos sábados e domingos, das 7h às 11h.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *