Seg - 17/12
32º 22º 05:30
Guaíra - SP

Inclusão profissional é tema da Semana Municipal de Prevenção às Deficiências

Através da APAE de Guaíra, muitos alunos já estão inseridos no mercado de trabalho

Cidade
Guaíra, -

 

 

 

 

 

Começou na terça-feira (21), a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla integrada à Semana Municipal de Prevenção às Deficiências, que vai até 28 de agosto.  O evento, promovido pela Diretoria de Assistência, Desenvolvimento e Inclusão Social e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, envolve diversas ações e tem como tema a “Inclusão profissional com a integração da pessoa com deficiência na sociedade com o olhar voltado ao mercado de trabalho”.

Através da APAE de Guaíra, muitos alunos já estão inseridos no mercado de trabalho, entre eles: Daniel Dias da Silva, Maria Milene Inácio, Priscila Helen Ferreira, Érica Barbosa Nassary, Teilor Rodrigues dos Santos, Guilherme Almeida Rodrigues, Marcos Maciel Zeme de Paula e Rodrigo Lelis Quintino Teixeira.

O serviço para eles é de suma importância, e isso quem destaca é o pai de Érica, que antes tinha receio e atualmente sabe como isso faz bem para sua filha. “Como sou viúvo tinha receio, mas hoje vejo que o trabalho está fazendo muito bem, principalmente para sua autoestima”, afirmou Divino. Para ela, o emprego é algo que ama, pois com um sorriso no rosto, diz: “Eu adoro trabalhar.”

Já para Teilor Rodrigues dos Santos, que é funcionário da Só fruta, o emprego é algo satisfatório. Ele contou como se sente: “estou muito feliz em estar aqui trabalhando.”

A diretora Técnica, Carla Bruno, salienta que APAE desenvolve projetos que trabalham com os alunos para serem inseridos ao mercado de trabalho. “Com o serviço, eles puderam experimentar outra realidade além da casa e entidade. Conforme são orientados no trabalho, vão vendo que precisam seguir as regras como qualquer outra pessoa, que não são diferentes. A gente percebe uma mudança no comportamento, na atitude, enfim, um amadurecimento global”, apresenta.

Carla destaca que existe uma parceria com as empresas do município e que a empregabilidade da pessoa com deficiência intelectual passa, principalmente, pelo apoio da família. Everton Gonçalves dos Santos, que hoje trabalha no setor administrativo da própria entidade, declara: “precisamos de incentivo, temos potencial para exercer um bom trabalho”, comenta o jovem que, inclusive, já trabalhou em uma Usina de açúcar e álcool.

No quadro de funcionários da Prefeitura de Guaíra, diversos trabalhadores com diferentes deficiências estão empregados em vários setores. Um deles é o Diego Cipriano, que há 11 anos atua na Câmara Municipal, sendo o mais antigo atendido empregado.

De acordo com o Prefeito José Eduardo, as pessoas com deficiência são cidadãos comuns e precisam participar plenamente da vida em sociedade. “Para que isso aconteça, é preciso a participação de todos. É através da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência que o movimento por direitos cresce e é fortalecido. Por isso, é tão importante que todos lutem juntos e busquem a conscientização. Só assim será possível vencer as batalhas do cotidiano”, encerra.


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos