Qua - 18/07
28º 16º 11:46
Guaíra - SP

IPVA: pagamento com desconto para placa final 1 vence nesta segunda

Geral
Guaíra, 9 de Janeiro de 2016 - 11h20

Desconto de 3% é válido para o motorista que optar pelo pagamento integral do tributo; veja as formas de pagamento

  

Foi divulgada a tabela de vencimentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2016 e os motoristas devem ficar atentos. No momento, especialmente quem tem veículos com final de placa 1. Isso porque, em São Paulo, vence nesta próxima segunda-feira (11) o prazo para o pagamento integral do tributo com desconto de 3%.

Já para os proprietários que preferirem parcelar o tributo em três vezes – não optando pelo desconto – o prazo final para o pagamento da primeira parcela é na mesma data. As duas outras parcelas vencem nos dias 11 de fevereiro e março, respectivamente.

O imposto pode ser quitado de três maneiras: à vista com desconto (janeiro); à vista sem desconto (fevereiro) ou em três parcelas, de janeiro a março. Para efetuar o pagamento do imposto, basta o contribuinte se dirigir a uma agência bancária credenciada com o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículo Automotor), e efetuar o recolhimento.

Os pagamentos podem ser feitos nos terminais de autoatendimento, no guichê de caixa, pela internet ou débito agendado, ou outros canais oferecidos pela instituição bancária. O IPVA também pode ser pago em casas lotéricas, no entanto essa opção não é válida para o pagamento do licenciamento.

Aviso de vencimento

O aviso de vencimento é um simples lembrete, não é boleto nem guia de recolhimento. Mesmo que o proprietário ainda não tenha recebido o aviso de 2016, o imposto deverá ser recolhido observadas as datas de vencimento, de acordo com o dígito final da placa do veículo.

Golpe do boleto falso

Nos últimos dias, a Secretaria da Fazenda enviou alertas de boletos falsos para pagamento do imposto. O golpe, que é recorrente há vários anos, chama a atenção por sua sofisticação, pois os falsários conseguem os dados pessoais e do veículo, além do valor correto do imposto.

A Secretaria já divulgou que não envia boletos para pagamento por correio. A única correspondência enviada pela Secretaria a respeito do IPVA é uma notificação de vencimento, que não tem código de barras, apenas uma tabela de valores para pagamentos parcelados e/ou com descontos.

Para identificar a correspondência falsa, basta observar se ela tem o código de barras para pagamento e, se há os carimbos da devolução automática e da Seguradora Líder, ambas com a marca dos Correios (foto).


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Geral
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos