Qua - 17/10
32º 22º 17:24
Guaíra - SP

Médicos realizam mutirão gratuito de cirurgia em Guaíra

Foram realizadas 22 cirurgias na Santa Casa. Iniciativa que foi coordenada pelo médico guairense Dr. André Lacativa atendeu casos mais graves e proporcionou qualidade de vida para os pacientes 

Cidade
Guaíra, 23 de setembro de 2018 - 07h35

FAZER O BEM: Janaína, Dr. Ricardo, Dr. André Lacativa, Taís, Dr. Antônio Carlos e Dr. Ricardo Pardi trabalharam no Mutirão da Cirurgia Vascular.

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma equipe de médicos especialistas do Rio de Janeiro, liderada pelo guairense Dr. André Salomão Lacativa, renomado cirurgião vascular, realizou no município, no período de 18 a 21, um Mutirão de Cirurgia Vascular, para atender gratuitamente pacientes de Guaíra.

A equipe utilizou a estrutura do Centro Cirúrgico da Santa Casa de Misericórdia da cidade. Ao todo foram inscritas mais de 200 pessoas para triagem. Um trabalho de seleção foi realizado, analisando caso a caso, as necessidades mais urgentes. Nesta primeira etapa do Mutirão, foram beneficiados pela cirurgia 22 pacientes que estavam em situação de maior urgência, sendo que alguns corriam graves riscos se não realizassem o procedimento imediatamente.

A equipe médica é forma por três médicos Dr. André Salomão Lacativa, Cirurgião Vascular, guairense residente no Rio de Janeiro, filho do jornalista fundador de O Guaíra, Vicente Lacativa e de dona Nádoa Salomão Lacativa. Sua equipe é ainda composta por Dr. Ricardo Lucena de Andrade Melo, Cirurgião Vascular; Dr. Antônio Carlos de Souza Vieira, Anestesista, que foram assessorados por Janaína Manuela do Nascimento, Instrumentadora, e Taís Rosane Mota Marques, que é instrumentadora e coordenadora dos procedimentos realizados pelos profissionais há mais de 25 anos.

A cirurgia utilizou uma técnica criada pelo Dr. André Lacativa enquanto residia na Alemanha, durante a realização de seu mestrado.

SATISFAÇÃO DE SERVIR 

A equipe de médicos prestou um serviço voluntário. Não cobrou um único centavo, seja da Santa Casa, do município ou dos pacientes. Foi uma doação, uma entrega de coração, com o único propósito de servir ao próximo através do exercício da medicina.

Dr. Ricardo Lucena de Andrade Melo, destacou a parceria com Dr. André Lacativa que iniciou no início da década de 70. “Ele nos perguntou da proposta de vir para Guaíra e eu disse que podemos ajudar as pessoas aqui ou em qualquer lugar. É muito gratificante fazer este mutirão. Esta é uma maneira de retribuirmos para as pessoas mais necessitadas aquilo que nos foi oferecido pela vida. Foi com prazer que viemos aqui e se precisar, retornaremos com muita satisfação”, comentou o médico.

Dr. André Lacativa, também reforçou o comentário do amigo médico dizendo que o Mutirão de Cirurgia Vascular é um pagamento que está fazendo a cidade de Guaíra, que lhe proporcionou a base de sua formação profissional. “Graças aos meus estudos no ginásio, no grupo, aqui em Guaíra, que consegui me formar médico. Graças ao empenho da minha família, que era uma família pobre, tive a oportunidade de prestar um vestibular para medicina e também fazer a faculdade pública em Campinas. Então, eu devo isto ao povo de Guaíra. A minha cidade, o lugar onde nasci, merece este meu reconhecimento”, destacou ele.

GUAÍRA AGRADECE 

O prefeito José Eduardo agradeceu a equipe médica pela realização do trabalho voluntário em prol dos cidadãos guairenses.

 

 

 

 

 

 

 

O prefeito José Eduardo Coscrato Lelis e o vice-prefeito e Diretor de Educação, Renato César Moreira, realizaram uma visita a equipe de médicos e aproveitaram para agradecer ao empenho e trabalho em favor da comunidade guairense. “Tenho que agradecer este trabalho em nome da nossa população. Guaíra será eternamente grata a vocês por dedicarem tempo e tornar a vida destas pessoas um pouco melhor”, destacou o prefeito.

O provedor da Santa Casa, Jonas Nogueira Lellis, também agradeceu a dedicação da equipe médica e colocou a estrutura do hospital à disposição para futuras parcerias em prol da comunidade. “São gestos como este, de pessoas servindo ao próximo, que nos dão força para continuar trabalhando pela qualidade de vida da nossa população. Guaíra e seu povo agradecem”, disse ele.

OS INCENTIVADORES E APOIADORES

O provedor da Santa Casa, Jonas Nogueira Lelis, agradeceu a parceria e colocou a estrutura do hospital a disposição para outras edições do Mutirão.

 

 

 

 

 

 

 

A ideia do Mutirão da Cidadania foi iniciada em uma conversa entre Dr. André Salomão Lacativa, sua irmã Izildinha Lacativa e o vereador José Reginaldo Moretti, durante uma visita que o médico fez a Guaíra. Na ocasião, Moretti relatou que sua sogra sofria com problemas vasculares e o diálogo levantou a possibilidade da realização das cirurgias, já que o Dr. André há algum tempo pretendia vir para Guaíra com a finalidade de atender pessoas que necessitam de tratamento.

Além de ser um incentivador, Moretti também colaborou como um dos apoiadores do Mutirão. O apoio foi completado por José Eduardo, o Grupo Aguetoni e toda família Lacativa. Ou seja, foi uma união de todos com objetivo de servir ao próximo onde o apoio de toda equipe da Santa Casa também foi fundamental.

“Nossa ajuda é pequena perto do gesto da equipe que veio, do pessoal que abriu as portas da Santa Casa e recebeu esse mutirão de braços abertos. Guaíra merece!”, disse Katia


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos