Ter - 23/10
31º 20º 09:48
Guaíra - SP

Mortes no trânsito caem 40% em junho na região de Barretos

Agora
Guaíra, 20 de julho de 2016 - 08h09

Do total de óbitos de acidentes de trânsito ocorridos em junho de 2016, 80% envolveram pessoas do sexo masculino e 27% eram jovens de 18 a 29 anos 

O número de óbitos decorrentes de acidentes de trânsito na região de Barretos caiu 40% em junho de 2016, em relação ao mesmo mês do ano passado. No Estado de São Paulo, a queda foi 8% no primeiro semestre, de acordo com dados do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga – SP), o Estado apresentou 2861 mortes no 1º semestre de 2016, contra 3094 no 1º semestre de 2015. Foram 233 óbitos a menos.

Com relação ao mês de junho, o Estado de São Paulo registrou queda 11% no número de mortes no trânsito em comparação com o mesmo período do ano anterior. Esses números positivos colaboram com a meta do governo do Estado, por meio do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, de reduzir em 50% o total de vítimas fatais no trânsito no Estado de São Paulo até 2020.

Lançado em fevereiro, o relatório Infosiga-SP traz informações mensais sobre óbitos e acidentes com vítimas em consequência de ocorrências no trânsito. A publicação refere-se sempre ao mês anterior, com dados de acidentes no Estado de São Paulo, incluindo seus 645 municípios, que ficam disponíveis através do site www.infosiga.sp.gov.br.

Do total de óbitos de acidentes de trânsito ocorridos em junho de 2016, por exemplo, 80% envolveram pessoas do sexo masculino, 27% eram jovens de 18 a 29 anos e 67% foram provocados por colisões e atropelamentos. Os dados deste mês apontam que a maior parte das vítimas eram pedestres (31%) e motociclistas (27%).

O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito foi lançado em agosto de 2015. É um programa que tem como principal objetivo reduzir pela metade as vítimas fatais no trânsito no Estado até 2020. É um programa inspirado na “Década de Ação pela Segurança Viária” estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o período de 2011 a 2020.

O comitê gestor é coordenado pela Secretaria de Governo e composto por mais oito Secretarias de Estado: Casa Civil, Segurança Pública, Logística e Transportes, Saúde, Direitos da Pessoa com Deficiência, Educação, Transportes Metropolitanos, Planejamento e Gestão – por meio do Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN-SP, responsáveis por construir um conjunto de políticas públicas para redução de vítimas de acidentes de trânsito no estado.

Para que a meta de redução de 50% no número de vítimas fatais em decorrência de acidentes de trânsito seja alcançada, o governo vem intensificando esforços em atividades voltadas a educação no trânsito, segurança das vias e veículos, além de gestão nas respostas para acidentes.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Agora
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos