Dom - 22/07
29º 15º 23:06
Guaíra - SP

North Shopping Barretos recebe mutirão para avaliação pulmonar gratuita

Agora
Guaíra, 15 de novembro de 2017 - 10h08

População terá acesso ao exame que detecta a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Com o diagnóstico precoce e o tratamento correto é possível controlar os sintomas

No dia 18 de novembro, Barretos receberá mutirão de espirometria, exame que detecta a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), denominação usada para classificar a bronquite crônica e enfisema pulmonar. A iniciativa é promovida pela Secretaria de Saúde da prefeitura do município barretense e pelos alunos do curso de medicina da Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos, com apoio da companhia farmacêutica Boehringer Ingelheim. O mutirão acontecerá no North Shopping Barretos.

A primeira avaliação é uma triagem que seleciona os pacientes com maior probabilidade de apresentar a doença e direciona para o exame de espirometria, conhecido também como “teste do sopro”. Esse procedimento permite medir a quantidade de ar que entra e sai dos pulmões, de forma que caso o paciente esteja fora dos padrões normais para sua idade, ele será contatado posteriormente para agendar consultas e ter orientação para o tratamento mais adequado. A ação também contará com os serviços de monoximetria e oximetria, que medem, respectivamente, a quantidade de monóxido de carbono e de oxigênio no sangue.

O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento adequado da DPOC, doença que anualmente causa cerca de 31,8 mil mortes por 100 mil habitantes no Brasil1. Os primeiros sinais (cansaço, tosse, pigarro e falta de ar) são confundidos com sinais do envelhecimento, fazendo com que o diagnóstico preciso seja feito quando o pulmão do paciente já está bastante comprometido².

Os interessados em participar devem ir ao shopping neste sábado (18), das 10h às 20h. Não é necessário agendamento prévio para participar do mutirão.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Agora
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos