O poder da denúncia anônima

Sabe-se que a sociedade muitas vezes deseja denunciar crimes anonimamente para não se envolver, por temer represálias. Se por um lado são questionadas as denúncias anônimas nos processos penais, por outro, cada vez mais o poder público incentiva e divulga a utilização dos “disque”.

Imagine esta situação representada na novela “A força do querer”, onde uma vizinha denuncia um traficante conhecido. Então, se o cidadão descobre que seu vizinho é um criminoso de alta periculosidade ou foragido da Justiça e decide denunciar seu paradeiro, será que faria isso se tivesse que se identificar?

Ir à polícia e noticiar o ocorrido pode ser uma sentença de morte, principalmente nos grandes centros.

Nesse contexto, nasce naturalmente a “delação anônima”, uma eficiente ferramenta à serviço da sociedade. Importância que se evidencia na criação e implementação, cada vez maior, de instrumentos como o disque-denúncia, que pode ser acionado, em nossa cidade, pelos telefones: 190 ou 3331-3881.

No entanto, a denúncia anônima tem salvado vítimas inocentes dos maus tratos familiares, por exemplo. Tem também auxiliado a polícia que não tem condições de estar em todos os lugares ao mesmo tempo.  Os vizinhos que também podem ser apontados como exemplos, que conhecem a rotina dos moradores, quando percebem movimentações estranhas, acionam o disque-denúncia e são de grande valia para todos.

Basta perder o medo!

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *