O contemporâneo ópio do povo

Opinião
Guaíra, 31 de março de 2018 - 08h46

Por Flávio Tavares Fagundes

Não é de hoje que venho me aborrecendo com a maneira fútil que as pessoas vêm vivendo suas vidas, e sendo mais específicos, os jovens. Analisando o sistema no qual estamos inseridos é fácil constatar que o nosso povo vem a cada dia mais agregando valor à mediocridade, onde a maioria vive entorpecida pela cerveja, novela, reality shows, futebol, etc…

Karl Marx, o pai do comunismo, disse no século XIX que “A religião é o ópio do povo”, mesmo eu não concordando totalmente com essa explanação, é verdade que muitos religiosos “anestesiavam” o povo com seus discursos e exemplo disso é a igreja católica do século XIII.

Já na Grécia antiga, os governantes, para manter o povo “anestesiado”, utilizavam-se da política do “pão e circo”, que consiste em manter o povo de barriga cheia e entretida o suficiente para evitar revolta contra os abusos de quem estava no poder. Isso porque, de acordo com esse raciocínio, se o povo está comendo e tendo algum tipo de diversão, ele não sente a necessidade de voltar-se contra os desmandos da elite.

Peguemos esse raciocínio grego e façamos uma analogia em comparação com o nosso território nos tempos de hoje. Estamos vivendo uma era mista de “ópio do povo” com “pão e circo”.

Levando em consideração a ampla disseminação de bolsas, como o bolsa família associado a grandes eventos esportivos, como a copa do mundo e olimpíadas dos quais fomos agraciados. Isso falando em nível nacional, pois as prefeituras também fazem seu papel no dia-a-dia das cidades com suas distrações.

Aposto que aquele Karl Marx só disse aquilo porque na época não existia televisão! Ópio pra quem não sabe, ou talvez não tenha tempo de pesquisar, é uma droga e entre outras coisas causa euforia, sono, delírio, decadência física e intelectual com grande declínio nos hábitos sociais.

Impressionante, os mesmos efeitos colaterais que a televisão proporciona! Repare quem conhece e está ao seu redor: as menos interessantes intelectualmente não vivem sem televisão, enquanto as mais, não costumas perder tempo com isso.

A Globo, por exemplo, chega a exibir 6 novelas por dia! Com esse bombardeio de ignorância, a população vai definhando, pois a imagem é mais simples de absorver do que a leitura, desta maneira, demandando capacidade quase nula do cérebro levando à alienação das massas. Grosso modo uma alimentação intelectual por sonda.

Eu não tenho nada contra o futebol, porém, muitos o tem como prioridade em sua vida, outros como maior para não dizer única fonte de felicidade. “O meu povo perece por falta de conhecimento” Oseias 4:6.

Já foi provado que o cérebro é mais ativo dormindo do que assistindo TV. A mídia nos saúda com esses lixos todos os dias e aceitamos dentro de nossos lares. Incomoda-me ver a juventude vivendo seus dias tendo como única expectativa a “sexta-feira”. Sem uma perspectiva de evolução humana e não digo em ter um diploma profissional! Baladinha, cerveja, novela, futebol, BBB, A Fazenda, etc… Esse é o verdadeiro ópio de hoje.

Vai parecer que sou adepto da teoria da conspiração, mas creio que estamos sendo imbecilizados propositalmente como parte de um plano Maquiavélico! Vejo a tecnologia da informação também como parte do “ópio do povo” tendo vista de que torna o remédio um veneno é a dose.


TAGS:

Flávio Tavares

Flávio Tavares, Porteiro da Tomilho – Guaíra.

Ver mais publicações >

OUTRAS PUBLICAÇÕES
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente