Seg - 16/07
29º 16º 01:55
Guaíra - SP

Pagamento do abono salarial é prorrogado até 29 de dezembro

Geral
Guaíra, 30 de junho de 2017 - 15h29

Segundo Codefat, 1,6 milhão de trabalhadores ainda não sacaram os recursos

O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) aprovou na última quarta-feira (28) a prorrogação do prazo final de pagamento do abono salarial (Pis) para o dia 29 de dezembro.

O calendário, referente ao exercício de 2016, que começou em julho do ano passado, estava previsto para terminar hoje, dia 30 de junho. Segundo dados do Codefat, 1,6 milhão de trabalhadores não compareceram às agências da Caixa Econômica Federal para sacar os recursos que somam R$ 1,2 bilhão. O benefício corresponde a um salário mínimo e é pago de forma proporcional aos meses trabalhados no ano.

Os representantes dos trabalhadores no Codefat defendem que o governo faça uma campanha para informar a extensão do prazo. Os valores não retirados são retidos nos cofres públicos.”Defendemos uma ampla campanha de divulgação”, disse Sérgio Luiz Leite, representante da Força Sindical.

Durante a reunião, os conselheiros aprovaram também o novo cronograma de pagamento (ano-base 2017) – que começa no próximo mês e termina em junho do ano que vem. A estimativa é que 23 milhões de trabalhadores sejam beneficiados. O custo projetado para o pagamento do benefício é de R$ 16 bilhões.

O abono e seguro desemprego são custeados pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) que é deficitário. Para fechar as contas, o Fundo necessita de aportes do Tesouro Nacional.

COMO SACAR

Os trabalhadores podem fazer a consulta para saber se têm recursos disponíveis no site do Ministério do Trabalho. Basta acessar a opção abono salarial e na sequência clicar em Consulta Abono Salarial. Na página, deve-se informar o número de CPF ou do PIS e a data de nascimento.

Para sacar o PIS, o trabalhador que tiver Cartão Cidadão e senha cadastrada pode se dirigir aos terminais de autoatendimento da Caixa ou a uma casa lotérica. Caso não tenha o cartão, pode receber o valor em uma agência da Caixa apresentando documento de identificação. Informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 726 0227.

Os servidores públicos com direito ao Pasep devem verificar se houve depósito em conta. Caso isso não ocorra, devem procurar uma agência do Banco do Brasil e apresentar um documento de identificação. Mais informações podem ser obtidas pelo número 0800 729 0001. (Época/EBC)


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Geral
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos