Qui - 18/10
31º 21º 13:06
Guaíra - SP

Parlamentares conhecem estrutura da UPA de Barretos

Geral
Guaíra, 20 de Abril de 2017 - 09h55

Buscando experiências e informações sobre o programa, Moacir Gregório e Maria Adriana Gomes visitaram a Unidade de Pronto Atendimento barretense

Os vereadores Moacir João Gregório (PSB) e Maria Adriana Gomes (PT) realizaram, na última semana, uma visita à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade de Barretos. A proposta foi de buscar subsídios, informações e experiências sobre este programa, uma vez que em Guaíra o prédio para funcionar a UPA ainda encontra-se fechado.

Eles foram recebidos pelo secretário Alexandre Stafy Franco. Na ocasião, o gestor da pasta de saúde explicou todo o processo de implantação da Unidade em Barretos que se assemelha ao de Guaíra, uma vez que lá foi construída na gestão do ex-prefeito Emanoel Carvalho e assumida para colocar em funcionamento na gestão do prefeito Guilherme Ávila.

Iniciadas em 2010, as obras foram concluídas em junho de 2012, mas a administração municipal chegou a desistir do projeto – e a cogitar a devolução da verba repassada pelo governo federal para transformar o espaço em três ambulatórios – alegando que os recursos da União eram insuficientes para comprar equipamentos.

O prefeito Guilherme Ávila voltou atrás e decidiu abrir a unidade. A abertura, que custou ao todo R$ 3,3 milhões, mudou a sistemática de atendimentos pelo Sistema Único de Saúde na cidade e a Santa Casa deixará de atender casos de urgência e emergência, a não ser aqueles encaminhados pela própria UPA ou pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Os vereadores conheceram a Unidade que conta com 18 leitos de observação e capacidade para atender até 300 pacientes por dia. A UPA, localizada na Avenida Professor Roberto Frade Monte centralizará os casos de urgência e emergência e tem 120 profissionais, entre médicos, enfermeiros, farmacêuticos, assistentes sociais, seguranças e atendentes.

“É um equipamento que vem para ajudar a gestão da Secretaria de Saúde, reconhecer e monitorar onde estão os pontos falhos na assistência”, disse o secretário que sempre orienta os pacientes a procurarem primeiro as unidades básicas de saúde.

EXPERIÊNCIA

Moacir João Gregório e Maria Adriana Gomes afirmaram que a experiência de ter conhecido a estrutura da Unidade de Pronto Atendimento de Barretos foi muito importante, uma vez que obtiveram informações necessárias que podem ser úteis para o município quanto ao destino que a atual administração pretende dar para o prédio da UPA de Guaíra.

De acordo com a vereadora, antes de qualquer opinião, o parlamentar tem que buscar informações. “Acredito que para o bem de nossa população nós temos que olhar um todo, o que pode ser benéfico para a área de saúde de nossa cidade. Em Barretos, a UPA está funcionando e acredito que em Guaíra isto também pode ocorrer se existir empenho da administração municipal”, comentou.

Moacir destacou que sua função é buscar informações. “Esta visita em Barretos foi muito importante, porque tivemos a oportunidade de conhecer toda a estrutura da Unidade, desde as dificuldades iniciais até a implantação. A população barretense ganhou mais uma estrutura de atendimento na saúde e espero que Guaíra siga este exemplo”, afirmou.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Geral
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos