Seg - 22/10
31º 20º 12:17
Guaíra - SP

Personalidades Históricas

Geral
Guaíra, 12 de agosto de 2017 - 09h52

O espaço presta homenagens a grandes nomes que fizeram ou ainda fazem a diferença para Guaíra, reconhecendo e resgatando sua trajetória.

HOMENAGEADO:  BENIGNO ALVES DE LIMA

Benigno Alves de Lima nasceu em 11 de agosto de 1916. Filho de Avelino Alves de Lima e Marina Clara de Jesus, viveu sua infância quando criança nas terras do saudoso Capitão José Custódio, onde tempos depois passou a residir nas terras conhecidas por “Cervo”, de propriedade do senhor Neca Santana.

Começou a trabalhar na roça, com seis anos de idade. Lá, aprendeu a roçar, a capinar, tirar leite, arrancava toco, juntamente com os irmãos Manoel Alves de Lima (Nego), América Alves de Lima (Neguinha), Helena Clara de Jesus Lima (Fiinha), Otávio Alves de Lima, Esmerinda Alves de Lima e Pedro Alves de Lima, todos já falecidos.

Foi alfabetizado aos 15 anos. Estudou pouco tempo, saindo da escola após escrever o nome completo e fazer algumas continhas. Aos 24 anos, casou-se com Minervina Cândida de Jesus, com quem teve quatro filhos: Vanda Lúcia, Vera Lúcia, Reginaldo e Vanilda (já falecida). Após a morte dos pais e a divisão de uma pequena quantia em dinheiro para os filhos, mudou-se para Guaíra. Minervina Clara ficou muito doente e faleceu aos 27 anos deixando os filhos pequenos.

Juntou algumas economias, casou-se com Maximina Maria e em 1962 comprou um terreno na rua 28 com a avenida 23, onde construiu e abriu um comércio de secos e molhados, “a venda do Senhor Benigno”. Maximina era o seu braço direito. Deste casamento nasceram quatro filhos: Vilma (já falecida), Benigno Filho, Vilsa e José.

Viúvo pela segunda vez, ainda continuou trabalhando no comércio por mais 35 anos. Hoje, com 101 anos, participa do Grupo da Melhor Idade, já participou do voleibol adaptado, das corridas de São Silvestre e dos Jogos Regionais do Idoso.

O que Benigno mais gosta de fazer é sua caminhada. Escreve várias vezes o nome completo para não esquecer a assinatura, faz ginástica com peso para fortalecer a musculatura e adora jogar dominó.

Na data de 30 de Setembro de 2016, a Câmara Municipal realizou uma sessão solene para a entrega do título de Cidadão Benemérito Guairense a Benigno, concedido pela vereadora Dra. Ana Beatriz Coscrato Junqueira, que justificou a honraria como oportunidade do Poder Legislativo prestar homenagens a pessoas que muito contribuíram para o progresso da cidade.

Por essas e outras é que hoje novamente este homem recebe homenagem através do “Personalidades Históricas”; por ser esse personagem ilustre da história da nossa cidade.

Colaboração: Idamar Cristino da Silva (Negão), criador e idealizador do projeto


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Geral
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos