Sáb - 21/07
29º 15º 22:19
Guaíra - SP

Polícia Militar divulga estatística e confirma aumento de furtos no município

Cidade
Guaíra, 29 de agosto de 2015 - 14h40

A PM de Guaíra continua sendo a que mais prende e apreende entorpecentes no Estado, sendo destaque na região de Ribeirão Preto, fruto da política de combate ao tráfico e apoio da população

 

Nesta semana, a 4ª Companhia da Polícia Militar divulgou a estatística dos principais Índices Criminais e Desempenho Operacional durante o primeiro semestre deste ano e confirmou o aumento no número de furtos na cidade para 495, comparados a 479 em 2014, durante o mesmo período (confira tabelas).

Munícipes de bairros mais afastados estão aflitos com o crescimento de casas furtadas neste ano. De acordo com o Capitão André Luiz Hannickel, os números ainda preocupam. “Analisando a estatística concluímos que, apesar da Polícia Militar estar trabalhando muito para levar mais segurança à nossa população, empenho este demonstrado no aumento do número de prisões e apreensões, tivemos um pequeno aumento índices de furto. Por este motivo é necessário que a população redobre a atenção e nos ajude no combate à criminalidade”, afirma.

Em relação aos roubos, houve uma redução de ocorrências na cidade, caindo de 45 (em 2014) para 21 entre janeiro a agosto deste ano, sendo um destaque positivo, assim como também o roubo de veículos. “O roubo de veículos, apesar da diminuição, temos que salientar que muitos ocorreram nas rodovias, contudo sendo registrados no município”, diz Hannickel.

O furto de automóveis também diminuiu. “Mesmo tendo diminuído, ainda consideramos alto para o município, de forma que concitamos a todos os condutores que evitem deixá-los na rua destrancados, em locais de pouca iluminação e ermos. Não se pode descuidar um minuto sequer dos seus pertences, pois a ocasião é que faz o ladrão. A atitude preventiva inibe a ação delituosa”, ressalta o Capitão da PM, que destacou a importância de ligar imediatamente para a Polícia através do 190, caso o crime ocorra, pois “o fator tempo influencia na possibilidade de prisão do infrator e recuperação do bem subtraído. Lembrando que o fone 3331.4362 também está à disposição”, completa.

De acordo com os resultados, a Polícia Militar de Guaíra continua sendo a que mais prende e apreende entorpecente no Estado, sendo destaque na região de Ribeirão Preto, fruto da política de combate ao tráfico e apoio da população. “Aproveitamos o espaço para agradecer a confiança e o apoio através das denúncias realizadas, pois a participação de todos na Segurança Pública é fator de vital importância para a melhoria constante. É importante lembrar que para um atendimento mais rápido, a pessoa que faz uso do 190 deve informar: a cidade e o endereço em que esteja ocorrendo a emergência, bem como narrar o que está se passando com o máximo de informações possíveis”, destaca Hannickel.

 

Atenção da comunidade

O Capitão André Luiz dá algumas dicas essenciais para evitar possíveis furtos e roubos em suas residências. “As pessoas precisam zelar mais pelo seu patrimônio. Não deixar a casa aberta, mesmo durante o dia, veículo, etc. Talvez investirem em câmeras de segurança e cerca elétrica, pois o criminoso sempre se aproveita da facilidade. A prática da Vizinhança Solidária também ajuda. As pessoas têm que cuidar da segurança particular e coletiva”.

Outro fator importante é o monitoramento de pessoas estranhas nas imediações. “Nestes casos, tem que se chamar a PM para averiguar esses indivíduos”.

Hannickel mostra que algumas ações de segurança que favoreçam a aproximação entre vizinhos, para que desenvolvam um sentimento de pertencimento social, aumentam a percepção de segurança e melhoram a qualidade de vida.

 

Integração das atividades policiais

A Polícia Militar se colocou à disposição das instituições da cidade que queiram realizar uma integração das atividades policiais, para discutir e colaborar com o aperfeiçoamento do sistema, atuando, de maneira integrada, em atividades de prevenção e repressão à criminalidade, sempre em prol do bem-comum.

“Sabemos que toda atividade que possui alguma ligação com a segurança pública envolve altos investimentos e exige, dos diversos profissionais componentes do sistema, o planejamento e a execução de medidas que busquem antecipar-se às ações criminosas, sempre contando com a imprescindível e constante evolução da legislação penal e processual penal de nosso país, evitando a impunidade e a reincidência criminal. Tendo tal balizamento a orientar nossas ações e contando com um corpo de Oficiais e Praças altamente treinado, qualificado e motivado, seguramente continuaremos no caminho do aperfeiçoamento de nossa querida Polícia Militar do Estado de São Paulo, garantindo que cumpriremos nossa parte na construção de um país melhor, mais seguro e com mais respeito e dignidade ao ser humano, sob a proteção de Deus” conclui Hannickel.

 Índices Criminais – estatística dos principais crimes havidos

Desempenho Operacional – o que a Polícia Militar tem feito por você

 


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos