Ter - 17/07
28º 15º 03:08
Guaíra - SP

Prédio da antiga incubadora será reformado para receber faculdade

O prefeito confirmou que quer fazer a intervenção o mais rápido possível, para que a instituição de ensino superior, finalmente, venha para Guaíra

Cidade
Guaíra, 23 de Fevereiro de 2018 - 09h59

Após anos de polêmicas, gastos, abandono e depredação, finalmente o prédio da antiga incubadora de empresas recebe sinais concretos de que se transformará em uma faculdade presencial para Guaíra.

O prefeito José Eduardo confirmou que, em breve, iniciará o processo de reforma do espaço para que a Kheiron Educacional, na pessoa do professor José Eduardo de Miranda, possa implantar, para 2019, cursos de graduação no município.

De acordo com o chefe do Executivo, após auditoria realizada pela Câmara Municipal, através de uma Comissão Especial de Estudos, a situação do imóvel está na justiça, que já concedeu uma decisão para que a prefeitura faça as devidas adequações e deixe o local pronto para se tornar a Faculdade Guaíra.

“Quando a gente se reuniu com o Miranda, na época havia-se um compromisso de fazer uma estrutura dentro daquele prédio e nós combinamos uma estrutura mínima, que seria o suficiente. Assim, fizemos um documento em que ele recebia o prédio dentro das condições acertadas, entretanto, como no processo de intervenção do prédio a empresa que era responsável não deu a entrega definitiva, ela ainda precisava fazer algumas intervenções, então, não poderíamos fazer a reforma no prédio sem acionar judicialmente essa empresa”, justifica José Eduardo sobre o problema que a prefeitura enfrentou com a firma contratada pela gestão anterior, que não se pronunciou ou terminou a reestruturação.

“Então, naquele momento (em 2017), entramos judicialmente para que ela terminasse aquelas obras que estavam no contrato e esperamos todo o período necessário. Assim, na semana passada, veio a decisão do poder judiciário, em que pune a empresa, mas ela teria direito de recurso”, acrescenta.

Agora, enquanto a nova administração espera os resultados da justiça e aguarda a punição dos culpados, se compromete e fazer sua parte, para que a população não saia no prejuízo. “A partir disso, já determinei ao setor de obras que fizesse esse levantamento e o projeto para que, em um curto espaço de tempo, a gente entregue o imóvel conforme combinado com o Miranda, para que ele possa começar a faculdade presencial a partir do ano que vem. Vamos providenciar a intervenção para entregar esse prédio e finalizar a história da faculdade”, enfatiza o prefeito.

A previsão de gastos, de acordo com José Eduardo, segue o que foi definido na auditoria realizada pela Câmara Municipal, algo em torno de R$ 230 mil. “A previsão de orçamento é aquela que o Gaspar fez, mais um menos uns R$ 230 mil, acho que deixa pronto. Vamos seguir aquele projeto e vamos ver se, o mais rápido possível, a gente finaliza”, encerra o Chefe do Executivo.

O vereador Dr. Cecílio, que sempre esteve à frente de trazer a faculdade para a cidade, comentou sobre o assunto durante a última sessão ordinária da Câmara, realizada na terça-feira (20). “Finalmente vamos poder fazer a re-reforma do prédio onde era a antiga incubadora, para que se possa, quem sabe um dia a gente conseguir, instalar uma faculdade presencial dentro de Guaíra, faculdade que já tinha sido autorizada pelo MEC, mas, por causa dos imbróglios que cercaram aquilo lá, nossa faculdade ficou no sonho, e não foi por falta de ir atrás e nem de se dedicar.”

MAIS NOVIDADES

José Eduardo também tem buscado outras parcerias para trazer mais instituições de ensino superior para Guaíra. “Também tenho conversado com o pessoal da Fafram (Faculdade Dr. Francisco Maeda, de Ituverava-SP) dizendo que alugo o prédio se eles assim quiserem. Até sugeri o imóvel da antiga Sol Nascente, que o alugaria por três anos, a prefeitura pagaria o aluguel para essa faculdade ou qualquer uma outra que viesse, para que os estudantes universitários tenham a oportunidade de estudar sem sair do município”, afirma.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos