Qui - 20/09
28º 19º 21:50
Guaíra - SP

Prefeito apresenta propostas para o desenvolvimento do município

José Eduardo enviará para a Câmara projetos que contribuam com o avanço da mobilidade urbana. Dentre as sugestões, a padronização de quiosques de alimentação e o projeto “Adote um Verde”, que irá beneficiar as praças públicas

Cidade
Guaíra, 19 de agosto de 2018 - 07h40

 

 

 

 

 

 

 

O prefeito José Eduardo apresentou, nesta última sexta-feira (17), algumas propostas que visam beneficiar o desenvolvimento e a mobilidade urbana de Guaíra. Em entrevista ao Jornal O Guaíra, ele confidenciou ações otimistas, que irão contribuir com a qualidade de vida da comunidade.

Através do CONCIDADE (Conselho Municipal de Planejamento e Mobilidade Urbana de Guaíra), a atual gestão, entidades e a sociedade têm discutido planejamentos de expansão de forma organizada e sustentada.

“O Conselho possui prerrogativas importantes para discutir as definições do alinhamento de crescimento territorial, mobilidade urbana, o próprio desenvolvimento urbano e fazer tudo de forma conjunta. A entidade está muito bem representada por pessoas que têm expertise em questão de urbanismo, arquitetura, engenharia… Está sendo uma ferramenta de assessoramento fundamental para a nossa administração, que não abre mão da participação da comunidade para as principais decisões”, expõe o Chefe do Executivo.

Assim, o grupo está definindo projetos de grande importância, como o “Adote um Verde”, que será encaminhado para a Câmara Municipal e que, se aprovado, permitirá que cidadãos possam se responsabilizar por espaços públicos como praças e canteiros centrais de vias públicas.

Para que esse sistema de parceria possa ser feito, a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, dará início, já em setembro, aos projetos de revitalização paisagística das praças do Bairro Bom Jesus, da Santa Casa, da Igreja Matriz de São Sebastião, dos Estudantes (Escola Francisco Gomes) e da Vila Aparecida. “Para viabilizar essas ações haverá a união entre vários setores da administração pública, como Secretaria de Obras e Departamento de Serviços Urbanos. A revitalização da Praça São Sebastião já teve início com a recuperação do Jardim Japonês”, enfatiza José Eduardo.

“Vamos fazer as intervenções e, a partir disso, com o pedido pronto, chamaremos parcerias com empresários e pessoas para que adotem essas praças. Está indo para a Câmara e vamos discutir na segunda-feira (20) no CONCIDADE.”

Expansão

Para que os bairros do município estejam melhor estruturados, o CONCIDADE também tem debatido pontos fundamentais aos novos loteamentos. “Nesse debate, as ações têm, por exemplo, as condições, as normas para os novos loteamentos, as novas construções. Temos visto, ao longo do tempo, uma fragilidade nessas diretrizes e queremos essencialmente ter rigidez”, explica.

Dessa maneira, o município evitará problemas futuros. “Nesse sentido, para que coloque as responsabilidades de forma bem pertinente aos investidores, claro, que no sentido de dar uma condição de conhecimento organizado, precisamos desses investidores, mas que suas responsabilidades sejam bem definidas para que, depois de cinco anos, a prefeitura não tenha que refazer um asfalto ou implantar sinalização, por exemplo, responsabilidades que devem ser do loteador”, esclarece.

“Enfim, como já vamos iniciar a troca de lâmpada de mercúrio e vapor por Led, vamos exigir isso nos novos loteamentos, ou seja, estamos alinhando para o crescimento da cidade dentro dessas novas diretrizes”, acrescenta.

Nosso programa adote um verde que já existe uma legislação pertinente para isso, nós vamos estar deliberando na próxima segunda feira com Concidades, questão da mobilidade urbana, precisamos fazer um grande anel viário na cidade isso é fundamental ser discutido com a sociedade através da Concidade, temos inúmeros assuntos muito importante para o crescimento sustentável de Guaíra  que tem que passar necessariamente pela discussão com a sociedade são assuntos que as vezes ficaram parados ou discutidos unilateralmente, queremos e vamos fazer com a sociedade, então é muito importante essa discussão com essa fundamental equipe de assessoramento do executivo de Guaíra.

Quiosques

Outra importante discussão apresentada por José Eduardo é o projeto de padronização de quiosques pela cidade. “Estamos padronizando, regulamentando, para que o empresário possa investir, dentro das normas organizadas pela prefeitura, estar ocupando os espaços, mais ou menos como é em Barretos”, elucida o prefeito.

“Montaremos um padrão de espaço de cada quiosque, nossa ideia é garantir preferência dentro da lei para aqueles que já estão, mas dentro de uma estrutura já regulamentada, até para poder ocupar, porque muitas vezes as pessoas hoje querem fazer alguma gastronomia, comer um lanche, alguma coisa e não tem isso padronizado.”

Segundo o Chefe do Executivo, a iniciativa ainda está em discussão, entretanto,  assim que estiver de acordo com os parâmetros, será enviada para a aprovação da Câmara Municipal.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos