Qua - 17/10
32º 22º 02:20
Guaíra - SP

Prefeito e vereadores buscam solução para auxílio transporte de alunos secundaristas

Reuniões entre estudantes, parlamentares e governo podem resultar em novo projeto de lei para alterar lei e estender benefício para alunos do ensino médio e pré-vestibular que cursam escolas em outros municípios

Cidade
Guaíra, 19 de junho de 2018 - 10h56

Estudantes, vereadores, Secretário de Educação e prefeito José Eduardo buscam solução para auxílio transporte a estudantes

 

 

 

 

 

 

 

 

O post de uma aluna na rede social chamou a atenção na última semana. Ela é aluna da Escola Técnica Raphael Brandão, na cidade de Barretos, cursa somente o ensino médio e recebia o auxílio transporte da prefeitura, realizado pela empresa Fênix.

Porém, em contato com a Secretaria Municipal de Educação, ela foi informada que o benefício estava suspenso, uma vez que não constava o ensino médio na legislação aprovada pela Câmara Municipal no ano passado. Assim como a jovem, outros alunos que cursam ensino médio e preparatório para vestibular também teriam o repasse suspenso pela administração.

Todavia, na tarde de sexta-feira (15), a vereadora Dra. Ana Beatriz Coscrato Junqueira fez uma indicação ao Poder Executivo para que o benefício fosse estendido a estes alunos e, paralelo a esta decisão, também foi agendada uma reunião com o Secretário de Educação, Renato César Moreira, com alunos e pais. O encontro também contou com a presença dos vereadores Moacir João Gregório e Maria Adriana de Oliveira Gomes.

Durante a discussão, os estudante expuseram a situação. Renato esclareceu que o recurso que garante o auxílio transporte não é da Educação, mas sim do Tesouro Municipal, ou seja, é um recurso que pode ser utilizado em várias áreas do município. Os parlamentares demonstraram que não foi incluído na lei o benefício para pessoas do ensino médio e cursinho, uma vez que o município dispõe em sua estrutura educacional de escolas que oferecem o ensino médio. Por isso, não justificava custear o ônibus, uma vez que eles poderiam estudar em Guaíra.

A reunião encerrou com a proposta de fazer uma modificação na legislação. Enquanto isso, foi solicitado à Fênix um prazo maior para que os alunos pudessem pagar as mensalidades em atraso. Mas, para resolver o encaminhamento de um projeto para a Câmara seria necessário uma reunião com o prefeito José Eduardo Coscrato Lelis.

Ainda na tarde de sexta, final de expediente, o Chefe do Executivo recebeu Renato, Moacir, Maria Adriana e Dra. Bia. Eles discutiram a Lei Municipal 2792/2017 que se refere ao auxílio.

Após análise, o prefeito buscará uma solução para dar continuidade do benefício a esses alunos, que terminam o ensino médio neste ano. A expectativa agora é que seja encaminhado para apreciação da Câmara Municipal um novo projeto de lei para fazer uma revisão na legislação e assim incluir o transporte para alunos que cursam escolas de ensino médio em outros municípios, mas, de preferência, cursos que não há em Guaíra.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos