Ter - 14/08
32º 13º 20:41
Guaíra - SP

Prefeito publica lei de vereador e cria Dia Municipal da Folia de Reis

A iniciativa atende uma reivindicação antiga dos devotos dos Três Reis Santos na cidade, que todos os anos mantêm a tradição

Cidade
Guaíra, 29 de Março de 2018 - 09h53

No Diário Oficial da última sexta-feira, 23, o Poder Executivo publicou a Lei Ordinária Municipal número 2837/2018, na qual fica instituído, no calendário oficial de Guaíra, o Dia Municipal da Folia de Reis, que deverá ser comemorado todo segundo domingo do mês de janeiro de cada ano.

O vereador Rafael Talarico foi autor do documento, aprovado por unanimidade e encaminhado ao prefeito José Eduardo Coscrato Lelis para que fosse sancionada a legislação.

A iniciativa atende uma reivindicação antiga dos devotos dos Três Reis Santos na cidade, que todos os anos mantêm a tradição da Folia de Reis e não tinham uma data para promover um encontro com todos os grupos que fazem a peregrinação.

Sendo um admirador da cultura popular e também devoto, o parlamentar viu a necessidade e apresentou um projeto para atender um antigo sonho da comunidade, que Guaíra tenha em seu calendário oficial um dia dedicado à Folia de Reis. “Estou muito feliz em ter colaborado com esta conquista dos devotos, que agora terão uma data de valorização desta cultura”, destacou.

Agora, com a lei instituída, o município poderá sediar um evento para comemorar a data. A proposta é que a Coordenadoria de Cultura, que também está ligada à pasta da Educação, planeje algo já para 2019.

A comemoração a ser realizada no próximo ano deverá contar com a participação de folias de reis de outras cidades. “Espero que se torne um encontro regional, unindo a região em uma grande festa”, finalizou.

A TRADIÇÃO

No dia 06 de janeiro comemora-se o Dia de Reis, que na tradição cristã foi o dia em que os três reis magos levaram presentes a Jesus Cristo. Em homenagem aos reis magos, os católicos realizam a folia de reis, que se inicia em 24 de dezembro, véspera do nascimento de Jesus, indo até o dia 06 de janeiro, dia em que encontraram o menino. A folia de reis é de origem portuguesa e foi trazida para o Brasil na época da colonização.

Durante os festejos, os grupos saem caminhando pelas ruas das cidades, levando as bênçãos do menino para as pessoas que os recebem. É tradição que as famílias ofereçam comidas aos integrantes do grupo, para que possam levar as bênçãos por todo o trajeto, que agradecem ao hospedeiro e seguem para o próximo destino. No dia de Reis, 6 de janeiro, a bandeira retorna à casa do embaixador.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos