Sex - 14/12
31º 20º 15:19
Guaíra - SP

Prefeitura intensifica dedetização nas unidades escolares do município

Escorpião foi encontrado no Centro de Educação Infantil “Dirce Barros Lelis”. Unidade será totalmente dedetizada neste final de semana

Geral
Guaíra, -

 

 

 

 

 

 

A Administração Municipal, por meio da Diretoria de Educação, Cultura e Esportes, está realizando um amplo trabalho de combate a insetos e animais peçonhentos nas unidades escolares da rede pública do município.

Recentemente foi registrado um caso de picada de escorpião em um aluno na Escola Vicencina Vaccaro Morsoletto, sendo que a vítima foi prontamente socorrida e atendida. Porém, em virtude da responsabilidade que rege o Governo Municipal, preventivamente decidiu-se por dedetizar todas as unidades escolares da cidade como as CEIs, CEMEIs e EMEFs.

Nesta última quarta-feira (23), um escorpião foi encontrado no Centro de Educação Infantil “Dirce Barros Lelis” e por isso a unidade será totalmente dedetizada durante este final de semana.

De acordo com a prefeitura, cabe ressaltar a importância da participação de toda comunidade para evitar a proliferação destes insetos e animais. Medidas simples podem auxiliar no combate a estes animais, tais como: Manter limpos quintais, jardins, sótãos, garagens e depósitos, evitando acúmulo de folhas secas, lixo e demais materiais como entulho, telhas, tijolos, madeiras e lenha; Rebocar paredes e muros que apresentem vãos e frestas; Acondicionar o lixo em recipientes fechados para evitar baratas e outros insetos que servem de alimento aos escorpiões; Realizar roçagem de terrenos; dentre outras iniciativas individuais.

O que fazer caso alguém seja picado por escorpião: A picada de escorpião, na maioria das vezes, causa poucos sintomas, como vermelhidão, inchaço e dor no local da picada, entretanto, alguns casos podem ser mais graves, causando sintomas generalizados, como enjôo, vômitos, dor de cabeça, espasmos musculares e queda da pressão, havendo, até, risco de morte.

Em caso de picada de escorpião, os primeiros socorros são: Lavar o local da picada com água e sabão; Manter o local da picada voltado para cima; Não cortar, furar ou apertar o local da picada; Beber bastante água; Ir o mais rápido possível a um pronto-socorro ou ligar para o SAMU 192.


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Geral
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos