Sáb - 23/06
29º 16º 13:11
Guaíra - SP

Presidente da Câmara destaca importância da eleição do Concidade

Geral
Guaíra, 1 de outubro de 2017 - 10h02

Jorge Domingos Talarico confirmou que a escolha desses membros terá papel fundamental no planejamento da mobilidade urbana do município

O vereador Jorge Domingos Talarico durante visita ao bairro Reinaldo Stein, que necessita de uma rotatória de acesso

Uma das primeiras indicações da Câmara Municipal deste ano pertence ao vereador Jorge Domingos Talarico (PSDB), que solicitou ao Poder Executivo a criação do Conselho Municipal de Urbanismo e Mobilidade, órgão colegiado consultivo encarregado de assessorar o Poder Público em vários assuntos ligados ao desenvolvimento da cidade.

O parlamentar afirmou que Guaíra possuiu problemas de infraestrutura e de crescimento urbanístico que precisam ser debatidos e solucionados com diálogo entre a sociedade civil e o poder público. Dentre as discussões em pauta que podem ser direcionadas pelo conselho estão: alterações no Plano Diretor do Município, em áreas como Uso e Ocupação do Solo, Código de Obras e Posturas e Plano de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente.

A cidade iniciou o processo para executar a política de mobilidade urbana. Na última semana, a comunidade organizada e agentes públicos participaram da Conferência Cidade, momento em que foram eleitos os membros que irão compor o Concidade (Conselho de Planejamento e Mobilidade Urbana). São representantes de diversos órgãos, como Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Associação Guairense dos Engenheiros e Arquitetos e Agrônomos.

De acordo com a administração municipal, o conselho tem também o objetivo de acompanhar, estudar, analisar, propor e aprovar diretrizes para o desenvolvimento urbano, visando à promoção, compatibilização e a integração do planejamento e das ações de gestão do solo, habitação, meio ambiente, saneamento ambiental, mobilidade urbana e acessibilidade.

O presidente da Câmara reforçou que Concidade terá papel fundamental no planejamento urbano do município. “Este Conselho pode reunir pesquisas, estudos e projetos originários das diversas entidades de classe, associações que representem a comunidade e órgãos públicos municipais, estaduais e federais, preparando e sistematizando a documentação necessária à exata identificação de tendências de expansão urbana e nas características socioeconômicas e culturais”, destacou Jorge. “E também deverá ser fundamental também na discussão de um novo Código de Posturas do município”, completou.

Problemas de mobilidade

Talarico ainda ressaltou que Guaíra possui problemas sérios de mobilidade urbana e que este novo grupo irá auxiliar a atual administração a resolvê-los. O parlamentar já fez uma visita ao residencial Reynaldo Stein e detectou alguns problemas, principalmente na única via de acesso ao bairro, o Acesso 2. “Além disto, existe a necessidade de construção de uma ciclovia em todo o Anel Viário Julio Robin, ainda mais com a possibilidade de abertura de um novo Distrito Industrial naquela área”, explicou.

Para Jorge Domingos, a cidade precisa corrigir erros do passado e pensar no seu planejamento futuro. “Acredito que estamos no caminho certo. Com trabalho e dedicação, ouvindo a população e propondo soluções, vamos organizar a nossa cidade”, finalizou o presidente da Câmara.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Geral
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos