Ter - 24/04
29º 17º 19:58
Guaíra - SP

Projeto Peteca Poesia promove criação literária para alunos do ensino fundamental

Cidade
Guaíra, 15 de agosto de 2015 - 12h24

  

Os alunos também irão participar de oficinas de criação poética e terão a oportunidade de divulgar sua produção nos murais da escola

 

O CECON José Pugliesi está promovendo, na instituição, o Projeto Peteca Poesias, que utiliza poesia para estimular a leitura e escrita entre os alunos do 4º e 5º ano.

A proposta pedagógica do projeto é trabalhar com a tríade: escola, família e sociedade, em consonância com a criação poética, objetivando divulgar a produção literária no CECON, proposta que estimula a criatividade em alunos do ensino fundamental.

O programa trabalha o ato de ler com o de escrever, o ato de estudar a obra e a vida do autor com o ato de conhecê-lo, e o ato de criar com o ato de divulgar a produção literária.

Para a coordenadora do projeto, a professora Aretusa Garcia: “A medida que os estudantes avançam no ensino fundamental, os textos literários mais estudados são de prosa. A poesia, joia rara da literatura, perde, aos poucos, espaço para outros textos que trabalham com linguagem direta e de fácil assimilação. Por isso, em parceria com a direção do CECON na pessoa da Diretora Sirlene Varanda, resolvi desenvolver esse projeto, que tem a finalidade de criar o gosto, o prazer e a paixão pela leitura de poesia sintética, e de cordel no CECON e na família, visto que os alunos podem levar os livros da biblioteca municipal para casa”, afirma Aretusa.

Referente às atividades realizadas durante o projeto, os alunos também irão participar de oficinas de criação poética e terão a oportunidade de divulgar sua produção nos murais da escola, em uma apresentação para às famílias e nas redes sociais.

Para estimular a leitura dos poemas pelas famílias e a criação de novas poesias, foi criado o concurso entre os alunos, usado como uma forma de estímulo.

O projeto possibilitará a ampliação e o aprofundamento da aprendizagem dos estudantes por meio da apropriação da leitura e escrita, bem como o desenvolvimento de análise crítica, tanto em relação a sua própria criação literária e poética quanto a dos colegas.

Outros benefícios visam a elevação da autoestima, um maior estímulo à criação poética e à produção artística, bem como o compartilhamento de impressões e opiniões sobre passagens preferidas nas obras.

“Estou ansiosa para o desenvolvimento do projeto, o conhecimento adquirido através da leitura jamais alguém conseguirá nos tirar”, conclui a professora Are Garcia.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos