Dom - 22/07
29º 15º 19:11
Guaíra - SP

Purific: A importância da água para sua saúde

Em dias mais quentes ou durante a prática de exercícios físicos, quando transpiramos muito, é necessário ingerir cerca de quatro litros de água

Cidade
Guaíra, 18 de Fevereiro de 2018 - 09h15

Você com certeza já ouviu que precisamos ingerir pelo menos dois litros de água diariamente, não é? Mas você sabia que a importância de beber água para o corpo vai muito além de matar a sede? Ela representa 75% da composição de um músculo, 95% da estrutura sanguínea e pouco mais de 20% de todos os tecidos ósseos, sendo essencial para que todas as funções do nosso organismo consigam ser realizadas adequadamente.

Segundo pesquisas, dois litros é a quantidade de água que o nosso corpo utiliza ao longo de 24 horas para a transpiração, urina, respiração e outras funções vitais. Por isso, em dias mais quentes ou durante a prática de exercícios físicos, quando transpiramos muito, é necessário ingerir cerca de quatro litros de água.

No entanto, muitas pessoas só bebem água no momento em que sentem sede. Só que isso significa que o corpo já está com uma quantidade inferior de água do que é necessário para funcionar corretamente, ou seja, já está começando um processo de desidratação. O corpo humano não tem capacidade de armazenar água suficiente por muito tempo, por isso é importante se reidratar com frequência, mesmo sem ter vontade.

Benefícios da água para o organismo

1- Controla a pressão sanguínea: Um estudo feito pela Vanderbilt University Medical Center, nos Estados Unidos, mostrou que a água pode ter um papel importante para regular a pressão sanguínea. “A água tem grande influência no controle da pressão, já que a sua presença determina a densidade do sangue. É por isso que em alguns aparelhos medidores, a pressão é medida em porcentagem de água no sangue.

2 – Protege o coração: Um estudo feito pela Loma Linda University, nos Estados Unidos, mostrou que pessoas que bebem mais de cinco copos, o que equivale em média a dois litros, de água diariamente, têm menos chances de sofrer ataques cardíacos ou outras doenças do coração do que aqueles que bebem menos do que isso. Quando há menor quantidade de água no corpo, o coração necessita trabalhar mais para bombear o sangue oxigenado a todas as células e outros órgãos principais, com o sangue mais diluído, ele flui com mais facilidade pelos vasos sanguíneos, diminuindo as chances de infartos e derrames.

3– Melhora o funcionamento do intestino: Quando o consumo de água é pequeno, o intestino tem dificuldade para efetuar a excreção e formação das fezes, o que gera o desconforto conhecido como constipação ou prisão de ventre. A água auxilia na lubrificação das paredes intestinais e na movimentação do bolo fecal, evitando constipação e a formação de gases.

4- Protege contra pedra nos rins: Beber uma água de qualidade é a principal maneira de se proteger da formação de um cálculo no rim. Quanto mais água bebermos, mais o nosso sangue circulará e ficará diluído, facilitando o trabalho dos rins na hora de excretar nutrientes que não são mais necessários em nosso organismo. “A ingestão continua de água faz com que nossos rins trabalhem constantemente devido ao maior volume de sangue. E isso acontece sem sobrecarregar os rins, mantendo sua função de “limpar” o sangue eficiente”, diz o urologista Roberto Maluf, do Hospital Santa Cruz.

5- Limpa o organismo: De acordo com a nutricionista Márcia Curzio, o consumo de água é vital para o bom funcionamento do organismo, já que quando não nos hidratamos corretamente, substâncias tóxicas e prejudiciais ficam retidas no organismo, abrindo o caminho para o aparecimento de algumas doenças. “A cada 500 gramas de gordura que o organismo metaboliza, são produzidos e despejados no organismo cerca de 550 gramas de um mix de água e resíduos que tende a se acumular cada vez mais. Para que sejam eliminados, só há um meio: botar mais água para circular no corpo, o que proporciona uma espécie de faxina interna, garantindo o equilíbrio hídrico do organismo”, explica Márcia Curzio.

6- Manter a pele jovem: Um dos primeiros sinais da falta de água (desidratação) se dá na pele e nas mucosas. “Entre as células, temos um líquido intersticial que ajuda na sustentação da pele, entre outras funções. A falta de ingestão de água deixa a pele flácida e sem viço”, explica a dermatologista Daniela Taniguchi. A água ajuda a repor os tecidos da pele, bem como hidratá-la e aumentar sua elasticidade. Quando o corpo recebe água suficiente sua pele estará hidratada e refrescada, suave e brilhante. Também ajudará sua pele com as cicatrizes, acne, rugas e outros sintomas do envelhecimento.

7- Previne cãibras: As cãibras aparecem quando há um desequilíbrio hidroelétrico em nossos músculos, causando uma contração involuntária da musculatura. “Elas acontecem por que existe um desequilíbrio na quantidade de água de nossos músculos. Beber água regularmente ajuda manter o equilíbrio hidroelétrico e o bom funcionamento das células musculares”, aponta.

8- Transporte de nutrientes: A água também é fundamental para que ocorra um bom transporte de nutrientes em nosso organismo. Segundo o fisiologista Raul Sano, sem ela, o sangue fica mais denso e, consequentemente, menos capaz de transportar nutrientes como vitaminas e minerais para nossas células. “A parte líquida do sangue, chamada de plasma, deve corresponder a 55% do sangue. Se essa proporção diminui pela falta de água, as células não recebem todos os nutrientes que deveriam”.

9- Alivia a fadiga: Ao consumir pouca água, nosso corpo fica com um déficit na hidratação, o que reduz a atividade enzimática e cria a sensação de fadiga que é basicamente aquele cansaço persistente que nos deixa sem ritmo para fazer nenhum tipo de atividade, seja ela física ou mental.

10- Ajuda a emagrecer: A água ajuda a eliminar os subprodutos da gordura, de acordo com a endocrinologista Alessandra Rascovski, se ingerirmos bastante líquido durante o dia, conseguiremos manter o estômago relativamente preenchido. Isso significa maior saciedade e, por sua vez, menor comida ingerida.

Algo importante sobre a água é que não contém calorias, gorduras, carboidratos e nem açúcar, ou seja, é um grande substituinte das bebidas com alto teor calórico, como álcool, bebidas gasosas ou refrigerantes açucarados, todos causadores de aumento de peso.

Rua 8, nº 811 – ( 15 X 17 ) – Centro  – Tel: 3331-5515


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos